Projeto DELFOS: equipa portuguesa distinguida com medalhas de prata e bronze nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática

SM
Sara Machado
15 setembro, 2023≈ 3 mins de leitura

Equipa portuguesa arrecadou uma medalha de prata e três de bronze nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, no Rio de Janeiro, Brasil.

© DR

Uma equipa de jovens portugueses, que integram o projeto DELFOS da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), participou na XXXVIII edição das Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM), no Rio de Janeiro, Brasil, e trouxe para casa uma medalha de prata e três de bronze. Na classificação por países Portugal fica em 5º lugar na tabela.

António Salgueiro, professor do Departamento de Matemática da FCTUC, liderou a equipa composta por Rafael Inácio, aluno do 12º ano da Escola Secundária Mário Sacramento, em Aveiro, que conquistou a medalha de prata, Laura Muliar, do 11º ano da Escola Secundária de Ponte de Lima, Rui Rodrigues, do 12º ano da Escola Secundária Diogo de Gouveia, em Beja, e Tomás Faria, do 10 º ano do Colégio Moderno, em Lisboa, que arrecadaram as medalhas de bronze. Nuno Arala, antigo olímpico, foi o tutor do grupo.

Portugal participou pela primeira vez nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática em 1994 e, desde então, já conquistou oito medalhas de ouro, 27 de prata e 44 medalhas de bronze.

A participação de Portugal nas OIAM é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática e a preparação dos alunos é assegurada pelo Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da FCTUC. O Ministério da Educação, a Ciência Viva e a Fundação Calouste Gulbenkian apoiam a realização das Olimpíadas.

O Delfos, criado em 2001, teve inicialmente como missão preparar as equipas portuguesas para as competições internacionais de Matemática. Mas mais do que isso, o Delfos é uma escola dedicada aos estudantes do ensino não superior com excecional aptidão e gosto pela Matemática, uma escola que funciona de modo informal, movida pelo gosto na resolução de questões complexas e interessantes, visando explorar as competências dos jovens até aos limites naturais de cada um.

Para saber mais sobre as Olimpíadas pode aceder à página da Sociedade Portuguesa da Matemática e sobre o projeto DELFOS aqui.