Professores da FCTUC distinguios com título de Professor Emérito da Universidade de Coimbra

08 fevereiro, 2024≈ 4 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) atribuiu o título de Professor(a) Emérito(a) da Universidade de Coimbra a quatro professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (FCTUC).

Ernesto Jorge Fernandes Costa, Maria Helena Mendes Gil, Maria Teresa Ferreira Soares Mendes e Mário Júlio Teixeira Krüger serão distinguidos pela ação e prestígio no campo académico e/ou científico, bem como pela contribuição para a projeção nacional e internacional da UC. Recebem o título em cerimónia pública, com a atribuição de medalha e diploma, no próximo Dia da Universidade de Coimbra, 1 de março de 2024.

Ernesto Costa é Professor Catedrático Jubilado da FCTUC, no Departamento de Engenharia Informática (DEI), do qual foi cofundador e primeiro Presidente eleito, entre 1997 e 1999, e Presidente do Conselho Científico, entre 2006 e 2008. Foi, também, cofundador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), assumindo a sua presidência durante dois anos (1998-2000). No CISUC, foi responsável pela criação do Grupo de Inteligência Artificial (GIA), que liderou até 2003, altura em que criou e liderou o Grupo de Computação Evolutiva e Sistemas Complexos (ECOS).

Maria Helena Gil é licenciada em Ciências Físico-químicas pela Universidade de Coimbra (1963), tendo obtido, em 1980, o grau de Mestre e o Doutoramento em 1983, ambos no Reino Unido, na Universidade de Leeds. A Professora Catedrática Jubilada do Departamento de Engenharia Química (DEQ) e investigadora do Centro de Engenharia Química e Recursos Renováveis para a Sustentabilidade (CERES) realizou trabalhos em áreas como “Preparação e caracterização de materiais poliméricos”; “Imobilização de compostos biológicos”; “Biomateriais poliméricos”; “Biossensores”; “Sistemas de entrega de medicamentos”.

Mário Krüger é Professor Catedrático do Departamento de Arquitetura (DARQ) e Investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. Foi o primeiro arquiteto português a doutorar-se em Arquitetura, o que o tornou no primeiro professor doutorado de carreira em Portugal. Com doutoramento, em 1978, na Universidade de Cambridge, foi professor visitante (1989-1991) na Bartllet School of Architecture da Universidade de Londres. No período de 1980 a 1989, foi professor adjunto na Universidade de Brasília, Brasil, tendo sido, inclusivamente, chefe do Departamento de Urbanismo dessa universidade. Possui uma ampla obra escrita sendo referência constante na área de Arquitetura.

Teresa Mendes é licenciada em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Coimbra (1975), tendo obtido o grau de Master of Sciences em 1978 e o Doutoramento em 1980, ambos pela Universidade de Manchester, Inglaterra, na área de Informática. É Professora Catedrática jubilada da FCTUC, no DEI, tendo realizado trabalhos de investigação nas áreas de “Modelação e Simulação” e “Tecnologias da Informação na Educação”. Investigadora do Centro de Eletrotecnia da Universidade de Coimbra e atualmente do Centro de Informática e Sistemas da mesma Universidade (CISUC), colaborou em várias dezenas de projetos internacionais, tendo publicado cerca de uma centena de artigos em revistas e conferências em áreas científicas da sua especialidade.