Professora da FCTUC recebe Medalha de Mérito Científico no "Ciência 2023"

05 julho, 2023≈ 3 mins de leitura

Teresa Vieira, professora catedrática do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), acaba de ser distinguida com Medalha de Mérito Científico pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, durante a iniciativa “Ciência 2023 - Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal”.

Esta distinção destina-se a galardoar as individualidades nacionais ou estrangeiras que, pelas elevadas qualidades profissionais e de cumprimento do dever, se tenham distinguido por valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal.

A docente do DEM é licenciada em Engenharia Metalúrgica pela Faculdade de Engenharia do Porto, e doutorada em Ciências Físicas, pela Universidade Paris XI (1983), neste momento, dedica-se à investigação e promoção da Ciência e Engenharia de Materiais, quer nas vertentes académicas de ensino, investigação, atividades de extensão universitária e forte ligação ao tecido industrial.

Foi vice-presidente da Comissão Instaladora do Instituto Pedro Nunes (IPN) de 1990 a 1995. Dirigiu o Instituto de Ciência e Engenharia de Materiais e Superfícies (ICEMS, Polo de Coimbra) até propor (2008) a integração do ICEMS, no Centro de Investigação em Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra (CEMUC), de que foi vice-presidente e coordenadora do Grupo de Nanomateriais e Microfabricação.

Durante o percurso profissional já publicou mais de duas centenas de artigos em revistas internacionais e foi distinguida com o Prémio Maria Manuela Oliveira (2020), da Sociedade Portuguesa de Materiais (prémio que procura destacar o papel das mulheres nas atividades de I&D e transferência de tecnologia).