Investigadores da FCTUC vencem Prémios Semente de Investigação

31 março, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC|Paulo Amaral

Os projetos de investigação de João Manuel Ferreira Gomes, João Pedro Caria Vareda e Cecília Isabel Alves Ventura dos Santos, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foram ontem distinguidos na 4.ª edição dos Prémios Projetos Semente de Investigação Científica Interdisciplinar da Universidade de Coimbra. Recursos Naturais, Agroalimentar e Ambiente, Clima, Energia e Mobilidade, Digital, Indústria e Espaço foram algumas das áreas destacadas nos prémios.

O projeto Development of biofiltration strategies for water recovery (BIOFREE), que tem como investigador principal João Gomes, do Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF), tem como objetivo remover fármacos e bactérias multirresistentes das águas residuais permitindo a sua reutilização, nomeadamente para irrigação na agricultura, através de um tratamento inovador que utiliza a biofiltração da amêijoa asiática.

Já o Silica-Polymer Composite Aerogels As Solid Sodium Electrolytes (AeroNaLyte), de João Pedro Caria Vareda, também do CIEPQPF, visa desenvolver aerogéis compósitos de sílica e polímero para o desenvolvimento de novas baterias sólidas. Espera-se assim conseguir avanços para o aumento da segurança (mais estáveis e não inflamáveis) e da durabilidade de futuras baterias pós-lítio.

O projeto Regeneration of used lubricant oil by supercritical CO2 - a process towards circular economy and environmental health (NeWLOife), da investigadora Cecília Isabel Alves Ventura dos Santos, do Centro de Química de Coimbra (CQ), pretende desenvolver um processo de regeneração eficaz, utilizando dióxido de carbono supercrítico como solvente para a extracção de óleos base a partir de óleos lubrificantes usados (WLOs). O objetivo é reduzir o elevado impacto ambiental dos WLOs e criar um produto de alta qualidade capaz de ser reintroduzido no seu ciclo de vida útil. A utilização de dióxido de carbono supercrítico como solvente não só tem o potencial de ser uma tecnologia mais limpa e mais económica, sem produtos secundários, como pode ajudar a capturar dióxido de carbono de instalações industriais.