Investigadores da FCTUC distinguidos na 5.ª edição dos Prémios Semente

10 abril, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC|DCOM

Os projetos de investigação de Rafael Tiago Pereira Martins Aroso, Ana Clara Beltran Rodrigues, Ricardo Jorge Aranhas Gafeira e João Trovão Lima Simões Antunes, foram ontem distinguidos na 5.ª edição dos Prémios Projetos Semente de Investigação Científica Interdisciplinar da Universidade de Coimbra. Recursos Naturais, Agroalimentar e Ambiente, Clima, Energia e Mobilidade, Digital, Indústria e Espaço, e Património, Cultura e Sociedade Inclusiva foram algumas das áreas destacadas nos prémios.

O projeto Natural-based antibacterial bioplastics: a synergic and sustainable approach for surface photo-decontamination (PhotoBioSyn, que tem como investigador principal Rafael Aroso, do Centro de Química de Coimbra (CQC) procura desenvolver novas tecnologias antibacterianas a partir de componentes biodegradáveis, dando um contributo para a redução dos problemas ambientais associados ao uso de plásticos descartáveis não-biodegradáveis. Através da combinação sinérgica de um bioplástico biodegradável com duas substâncias antibacterianas extraídas de fontes naturais, irão ser produzidos materiais com potencial para substituir alguns dos plásticos usados em ambiente hospitalar. Estes materiais possuem a vantagem de inativarem microorganismos quando expostos a luz branca ambiente, impedindo a propagação de bactérias multi-resistentes por contacto com superfícies contaminadas.

Já o projeto Innovative Luminescent Solar Concentrators for Efficient Solar Energy Harvesting (LUMINESCENCE), de Ana Clara Rodrigues, investigadora também do CQC, em como objetivo aumentar a eficiência da conversão de energia de sistemas fotovoltaicos por incorporação de concentradores de luz solar, janelas inteligentes semitransparentes, na recolha de luz solar.

O Space Debris Laboratory of the University of Coimbra (SpaDeLab), do investigador Ricardo Gafeira, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), é um projeto interdisciplinar para o estudo de lixo espacial, envolvendo IA, o Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE) e as instalações do Observatório Geofísico e Astronómico, visando melhor conhecer as suas energias de impacto com satélites e outros ativos espaciais, contribuindo para manter o Espaço um ambiente limpo e seguro para a “New Space Economy”.

Por fim, o projeto de João Trovão Antunes, investigador do Centro de Ecologia Funcional (CFE), intitulado In situ molecular and analytical analyses of stone monuments biodeteriorative microorganisms DIversity, MEtabolism and Resistome features to improve conservation strategies (DiMeR), irá implementar em campo um laboratório molecular e analítico móvel, para estudar micróbios envolvidos na degradação de monumentos rochosos na área UNESCO de Coimbra. O projeto também estudará genes de resistência antimicrobiana que contribuem para a recolonização dos monumentos após a ocorrência de intervenções.