FCTUC recebe nova edição do mestrado GeoPlaNet em setembro

27 junho, 2024≈ 3 mins de leitura

Grupo dos 18 estudantes da primeira edição do mestrado GeoPlaNet, durante o primeiro semestre de 2023/24, na UC.

© DR

O mestrado conjunto Erasmus Mundus GeoPlaNet, na área de Geociências Planetárias, vai iniciar nova edição já em setembro. Este curso tem a Universidade de Coimbra como uma das três promotoras, juntamente com as universidades de Nantes e Gabriel D'Annunzio de Chieti/Pescara. Participam, ainda, na lecionação deste curso as Universidades do Porto e de Pádua. Depois da primeira edição em 2023-24, a UC acolhe os novos estudantes em setembro, com um programa de boas-vindas organizado em parceria com o Instituto Pedro Nunes.

O mestrado GeoPlaNet visa formar os melhores engenheiros e investigadores para trabalharem, em particular, nas equipas das missões espaciais de amanhã. O programa em curso permitirá preparar os estudantes para conceber, analisar e interpretar os dados das missões, e para enfrentar os muitos desafios dos próximos projetos de exploração da Terra e dos outros planetas.

Na UC, são três os departamentos da FCTUC (Física, Matemática e Ciências da Terra) que coordenam e lecionam as unidades disciplinares. O mestrado é financiado pela Comissão Europeia, num total de 60 bolsas ao longo de quatro edições (de 2023/25 a 2026/28). Cada estudante segue um périplo internacional de 24 meses, incluindo formação em Portugal (1.º semestre), em Itália (2.º semestre), e em França (3.º semestre) e ainda um dos países da rede mundial de parceiros associados, onde o estudante realiza um estágio final que culmina na redação e defesa da tese de mestrado.

A segunda edição do curso recebeu 299 candidaturas, das quais 14 foram selecionadas para uma bolsa de 1400 EUR mensais, e mais 4 para participar com auto-financiamento. O grupo de 18 novos estudantes integra representantes dos cinco continentes! Este ano, e pela primeira vez, conta também com a participação de um estudante português, licenciado em Física pela Universidade do Porto. Mais informação sobre o mestrado poderá ser consultada aqui.