FCTUC promove workshop sobre resultados do projeto Safeforest

02 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

A Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) e o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vão promover esta quinta-feira, 4 de maio, um workshop de demonstração dos resultados do “Safeforest - Semi-Autonomous Robotic System for Forest Cleaning and Fire Prevention”, projeto financiado no âmbito do Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal).

As sessões de apresentação terão lugar no auditório do ISR, no Pólo II da Universidade de Coimbra, entre as 9h00 e as 12h00, e as demonstrações no terreno decorrem no Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), entre as 14h00 e as 16h00.

As apresentações, que decorrem da parte da manhã, terão um caráter mais técnico sobre os sistemas robóticos desenvolvidos pelo projeto e a importância da gestão florestal como medida de promoção da sua resiliência. Durante a tarde, a demonstração dos equipamentos no terreno permitirá observar voos autónomos pré-programados; mapeamento aéreo de regiões pré-definidas; aquisição de dados para geração de mapas de traversabilidade e de vegetação; navegação todo-o-terreno e ainda, remoção semiautónoma de vegetação.

O projeto Safeforest, liderado por um consórcio constituído pelas empresas Ingeniarius e SILVAPOR, em colaboração com a ADAI e o ISR da FCTUC, bem como com a Universidade americana Carnegie Mellon (CMU), tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a prevenção de incêndios florestais, com ênfase na robótica móvel.

A solução proposta envolve a utilização de plataformas terrestres (robôs) e aéreas semi-autónomas (drones) para realizar missões de limpeza de terreno, visando remover a vegetação redundante e alcançar a limpeza desejada. O funcionamento de ambos os protótipos será demonstrado no local.

De acordo com o consórcio, os resultados deste projeto trazem diversas mais-valias ao nível da prevenção e combate de incêndios florestais, nomeadamente navegação autónoma em florestas, melhoria da perceção artificial e gestão eficiente do sistema robótico.

O projeto Safeforest, é co-financiado pelo FEDER, COMPETE 2020, pelo Programa CENTRO2020 e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito do Programa CMU Portugal.