FCTUC promove encontro sobre “A Floresta Portuguesa num Mundo em Mudança”

SM
Sara Machado
15 abril, 2024≈ 3 mins de leitura

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai dinamizar no próximo dia 23 de abril, entre as 10h e as 17h15, o encontro “A Floresta Portuguesa num Mundo em Mudança”, para discussão dos desafios que se colocam à floresta nacional.

A iniciativa, que decorre no Auditório Laginha Serafim, Departamento de Engenharia Civil, tem como foco maior os setores florestais das regiões Centro e Norte e pretende reforçar as ligações entre instituições de I&D, autoridades administrativas de Gestão Florestal, industriais e decisores políticos.

Neste encontro multidisciplinar, no qual será privilegiado o debate entre elementos de diversos domínios ligados ao setor florestal, irão realizar-se três sessões com a participação de diversas entidades nacionais. Numa primeira sessão haverá espaço para um debate sobre “Como pode a I&D contribuir para uma floresta portuguesa mais resiliente e produtiva?” com moderação de Luís Fonseca, investigador do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da FCTUC.

Por sua vez, a segunda sessão, moderada por Paula Soares, professora do Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa, focar-se-á nos problemas encontrados pelos stakeholders e como maximizar a transferência de conhecimento e implementar os outputs da I&D no terreno.

Na sessão de conclusão a questão em debate será “Como podemos trabalhar em conjunto para maximizar os benefícios e impactos da I&D?”. Esta sessão será moderada por Joana Vieira, ex-investigadora da UC e atual investigadora Sénior no CoLAB ForestWISE.

A iniciativa decorre no âmbito do projeto PineWALL, liderado por Ricardo Costa, investigador da FCTUC, que tem como objetivo desvendar mecanismos bioquímicos de defesa das plantas face ao nematode-da-madeira-do-pinheiro.

Para mais informações sobre o evento contactar através do email encontro.floresta@uc.pt.