FCTUC lança concurso de matemática destinado a alunos do ensino básico e secundário

SM
Sara Machado
06 fevereiro, 2024≈ 2 mins de leitura

O Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em conjunto com a Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática e o Centro de Matemática da UC, está a organizar o concurso “Matemática e Grandes Obras de Arte”, destinado a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e secundário.

Para participar basta escolher uma obra de arte clássica, mostrar a sua relação com a Matemática e recriá-la incluindo, obrigatoriamente, o símbolo π, uma vez que o tema do concurso é “π na obra de arte…”. As candidaturas estão a decorrer até ao próximo dia 16 de fevereiro e as inscrições devem ser submetidas através do preenchimento deste formulário

Este concurso, que já vai na terceira edição, pretende mostrar que fazer matemática requer imaginação e criatividade, para além de muito trabalho, rigor e espírito crítico, mas também aliar a imaginação e o espírito criativo dos jovens ao seu interesse pela Matemática, apresentando ideias matemáticas através de um desenho original com a recriação de uma grande obra de arte clássica.