FCTUC inaugura exposição sobre preservação e sustentabilidade de ecossistemas fluviais urbanos

SM
Sara Machado
13 abril, 2023≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) vai inaugurar já este sábado, 15 de abril, pelas 16h, a exposição EDURRIO, uma mostra científica que pretende dar a conhecer os ecossistemas ribeirinhos urbanos e, simultaneamente, sensibilizar para a sua preservação e importância na sustentabilidade das cidades. A exibição estará patente até 16 de junho no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) e na Antiga Estação Elevatória do Parque.

Tendo por base os trabalhos de investigação do grupo Freshwater Ecology do Centro de Investigação do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (FCTUC), a exposição é composta por 28 painéis que mostram imagens de ribeiras escondidas pela cidade, a sua biodiversidade e os serviços que nos fornecem. EDURRIO revela as causas da degradação desses ecossistemas e propõe medidas de gestão e boas práticas com vista à sua melhoria.

«Os rios e ribeiras urbanos têm um enorme potencial para fornecer importantes serviços para a população, desde a manutenção da biodiversidade urbana e da qualidade do ar, passando pela mitigação de cheias e temperaturas extremas, até à melhoria estética da cidade, estabelecendo ainda áreas recreativas e promovendo o bem-estar e a saúde das populações. Queremos passar esta mensagem para que, tando cidadãos como entidades responsáveis pela gestão destes ecossistemas, os conheçam e queriam preservar», asseguram Ana Raquel Calapez e Maria João Feio, investigadora do MARE-UC e organizadoras da exposição.

Esta exposição tem como entidades organizadoras o MARE, o Departamento de Ciências da Vida (DCV) da FCTUC e a Rede de Investigação Aquática (ARNET), em colaboração com o JBUC e a empresa Águas de Coimbra.

A inauguração contará com a presença dos responsáveis pelas entidades parceiras, nomeadamente MARE, JBUC, e Águas de Coimbra, bem como os Diretores da FCTUC e do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade e o Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Coimbra.