FCTUC coordena projeto de reabilitação da Escola Secundária José Falcão

16 outubro, 2023≈ 3 mins de leitura

© DR

O projeto de reabilitação da Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, conta com a coordenação de diversos professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

O processo será concretizado em 42 meses através de um contrato interadministrativo de cooperação, a celebrar com a Universidade de Coimbra (UC), no valor de 701 mil euros.

A equipa do projeto terá a coordenação de João Mendes Ribeiro e de Gonçalo Canto Moniz, professores do Departamento de Arquitetura da FCTUC. Integram ainda a equipa Carolina Coelho (Arquitetura), Luís Alcoforado (Ciências da Educação), António Rochette (Sustentabilidade) e os engenheiros António Tadeu, Raimundo Mendes da Silva, Nuno Simões, Isabel Torres, Julieta António, João Paulo Rodrigues, Alfeu Sá Marques, João Negrão, Paulo Providência, Paulo Pinto, Humberto Jorge, Ana Soares e Manuel Gameiro.

Da proposta consta, também, a realização de atividades de participação com a comunidade escolar para informar e discutir o projeto de arquitetura nas fases fundamentais, com estudo prévio, anteprojeto e projeto de licenciamento”. “O acompanhamento da obra com a comunidade escolar e com os estudantes de arquitetura, além de atividades de avaliação pós-ocupação para monitorizar o impacto das obras no fim do primeiro ano letivo.

Segundo a Câmara de Coimbra, a intervenção dará origem a um manual de boas práticas de reabilitação de edifícios escolares com história, um seminário sobre a Escola José Falcão, uma conferência internacional sobre critérios de intervenção em edifícios de arquitetura moderna (após a conclusão da obra) e um livro sobre a história da obra.