FCTUC acolhe exposição itinerante sobre a evolução da doença de Chagas

SM
Sara Machado
24 abril, 2024≈ 2 mins de leitura

O Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) tem patente até dia 16 de maio, a exposição itinerante “A doença de Chagas: da pré-história à atualidade”.

Esta iniciativa resulta da parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Brasil) e a Universidade de San Simón (Bolivia) com o Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) e o DCV da FCTUC.

A exposição mostra a evolução do parasita transmissor desta doença, descoberta por Carlos Chagas, bem como as manifestações clínicas, formas de transmissão e o tratamento da doença. Além disso, descreve as evidências paleopatológicas no continente americano, como por exemplo, em corpos mumificados e coprólitos. É ainda mostrado o panorama atual de dispersão da doença.

A Universidade de Évora será a próxima instituição a receber esta exibição, seguindo-se o Congresso da Associação Espanhola de Paleopatologia, em setembro, e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical, em Lisboa, em outubro.