Estudante da FCTUC vence Altice Innovation International Award no valor de 25 mil euros

SM
Sara Machado
23 novembro, 2023≈ 3 mins de leitura

Emanuel Marques, estudante de doutoramento no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) é o vencedor do Altice Innovation Internacional Award (AIIA), na categoria “Academia”.

O prémio, no valor de 25 mil euros, foi atribuído pelo trabalho “Charging the future of Evs through the wheel”, desenvolvido no âmbito do Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

«Ter sido selecionado de entre tantas dissertações de doutoramento de elevada qualidade é um sentimento de orgulho do trabalho desenvolvido durante o meu percurso doutoral. Este prémio é o reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido pelo grupo de investigação do DEEC, do qual fiz parte e que me permitiu chegar a esta final», afirma Emanuel Marques.

A tese desenvolvida tem como objetivo melhorar a transferência de energia em sistema de carregamento sem fios para veículos elétricos. Como explica o galardoado, «a capacidade de transferência deste tipo de sistemas, que encontramos atualmente em dispositivos eletrónicos como smartphones e smartwatches, é afetada pela distância entre o transmissor (que se encontra instalado no chão) e o recetor (que se encontra instalado na base do veículo). Para veículos com elevada distância ao solo, a capacidade de transferência diminui drasticamente e nesse sentido foi proposta uma nova solução que utiliza a roda como meio intermédio de transferência de energia, garantido, desta forma, níveis de transferência equiparáveis para todo o tipo de veículos», conclui.

O AIIA, lançado em 2017, pretende promover e reconhecer o empreendedorismo e o talento tecnológico. Nesta 7ª edição, estiveram em disputa 95 mil euros, divididos por três categorias: “Startup”, o prémio monetário é de 50 mil euros e o vencedor tem a possibilidade de realizar uma prova de conceito (PoC) com a Altice, na “Academia”, o prémio monetário é de 25 mil euros, e na "Inclui by Fundação Altice", a distinção vale 20 mil euros.

Além dos prémios monetários, fruto de parcerias institucionais, o AIIA premeia ainda com "Distinção Born from Knowledge" em parceria com a Agência Nacional de Inovação (ANI), um projeto finalista "nascido do conhecimento" que resulte de atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) valorizando o conhecimento científico e tecnológico. Neste caso, o prémio monetário é de 2.500 euros, a que se junta a árvore do conhecimento, obra de arte símbolo da valorização do conhecimento científico e tecnológico nacional.

Para mais informações sobre o prémio consultar aqui.