Estudante da FCTUC distinguido com “Best PhD thesis Award” pelo Instituto de Engenheiros Eletrotécnicos e Eletrónicos

SM
Sara Machado
29 novembro, 2023≈ 3 mins de leitura

Pedro Gonçalves

© DR

Pedro Filipe da Costa Gonçalves, estudante doutoramento do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e investigador do Instituto de Telecomunicações de Coimbra (IT- Coimbra), foi distinguido com o “Best PhD thesis Award” atribuído pela secção portuguesa do Instituto de Engenheiros Eletrotécnicos e Eletrónicos (IEEE).

A tese denominada “Fault-tolerant predictive control of PMSGs in offshore wind turbines”, defendida no ano letivo 2021/2022 e orientada por Sérgio Cruz e André Mendes, professores do DEEC, teve como objetivo propor novas estratégias de controlo tolerante a falhas para acionamentos elétricos baseados em geradores síncronos de ímanes permanentes (PMSGs) hexafásicos, tipicamente usados em turbinas eólicas offshore, para aumentar a disponibilidade do sistema.

«As máquinas síncronas de ímanes permanentes (PMSMs) multifásicas são cada vez mais usadas na energia eólica offshore e noutras aplicações críticas, como aplicações aeroespaciais, aviação, e tração elétrica. A principal vantagem dessas máquinas é a possibilidade de operá-las em condições pós-falha sem nenhum equipamento adicional», contextualiza o galardoado.

Assim, Pedro Gonçalves desenvolveu «diversos algoritmos inovadores de controlo, de diagnóstico e tolerância a falhas, aplicáveis a geradores eólicos de grande potência, contribuindo assim para a melhoria do rendimento e da fiabilidade de tais sistemas».

Nesta edição, o “Best PhD thesis Award” premiou a melhor tese de doutoramento defendida em Instituições de Ensino Superior portuguesas nos anos de 2021 e 2022, numa das áreas científicas do IEEE, e serve como uma plataforma para os alunos mostrarem o seu compromisso inabalável com a excelência académica, em Portugal.