Equipas da FCTUC vencem prémios Semente

21 julho, 2021≈ 3 mins de leitura

Já são conhecidos os vencedores dos "Prémios Projetos Semente de Investigação Científica Interdisciplinar 2021" (https://www.uc.pt/iii/Apoios/projetos_semente/concurso».

Da lista dos premiados constam projetos de equipas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC):

Projetos Vencedores:

Área Estratégica Energia, Clima e Mobilidade

“Innovative Materials for Clean Energy Storage Systems (INOCleanMat)” da Investigadora responsável Daniela Ribeiro Pinheiro do Centro de Química de Coimbra.

Este projeto dá resposta à necessidade de armazenamento de energia limpa proveniente de fontes renováveis através da criação de baterias constituídas por compostos sustentáveis.

Área Estratégica Recursos Naturais, Agroalimentar e Ambiente

PlantREACT – Plant Bioreactor Systems – From Research to Production da Investigadora Responsável Sandra Isabel Marques Correia do Centro de Ecologia Funcional.

Este projeto promove a identificação de novos compostos de origem vegetal que possam ser utilizados em grande escala de forma segura para aumentar a “tempo de prateleira” dos alimentos, nomeadamente das frutas, evitando o desperdício alimentar.

Área Estratégica da Saúde

“NeuroCompute: Exploring the missing link between neuronal primary cilia dysfunction and neurophysiological properties using brain organoids and computational modelling” da Investigadora responsável Catarina Morais Seabra do Centro de Inovação Biomédica e Biotecnológica.

Este projeto promove o desenvolvimento de um novo modelo de estudo (organoides celulares) para doenças do neurodesenvolvimento, como é o caso das doenças do espetro do autismo. O trabalho desta equipa permitirá, assim, um conhecimento mais aprofundado destas doenças, reduzindo o seu impacto social e económico.

Área Estratégica Património, Cultura e Sociedade Inclusiva

“IMAGINÁRIA: Valorização e Proteção Participativa do Património Escultórico do Paço das Escolas da Universidade de Coimbra” da Investigadora Responsável Sandra Costa Saldanha do

Este projeto irá fazer o diagnóstico de conservação e o restauro de várias obras do Património Escultórico da Universidade de Coimbra utilizando métodos inovadores. Irá ainda promover o turismo sustentável através da diversificação de percursos turísticos no Paço das Escolas, integrando performance artísticas diversas na sua divulgação.

Saiba mais em:https://noticias.uc.pt/multimedia/videos/premios-semente-regressam-para-promover-equipas-multidisciplinares-para-dar-resposta-a-questoes-cientificas/