Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra comemora meio século de existência

SM
Sara Machado
08 novembro, 2022≈ 3 mins de leitura

No âmbito dos 50 anos da criação dos cursos de engenharia na Universidade de Coimbra (UC), o Departamento de Engenharia Civil (DEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC) celebra a data, no próximo dia 19 de novembro, no Auditório Laginha Serafim.

A cerimónia tem início às 15 horas e conta com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, e ainda da Vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Bastos.

Nesta cerimónia, que pretende ser de «confraternização e reencontro entre diferentes gerações de docentes, investigadores, estudantes, funcionários e colaboradores do DEC/FCTUC», será recordada a história deste Departamento, através da intervenção do Professor João Coutinho, e inaugurada a exposição fotográfica “50 anos – 50 momentos”.

O programa das comemorações inclui também um debate sobre as perspetivas e os desafios futuros da Engenharia Civil enquanto área profissional. Com moderação do jornalista José Manuel Portugal, participam no debate o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, a Presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Laura Caldeira, o Vice-Reitor da UC para a Inovação e Empreendedorismo, Luís Simões da Silva, e o Presidente do Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, António Tadeu.

Destaque ainda para a Lição Laginha Serafim, que pretende recordar este antigo Professor e Figura da Engenharia de grande prestígio internacional, que, juntamente com o Professor Vítor Graveto, esteve na origem do DEC/FCTUC. O Engenheiro João Leal Barreto, antigo aluno desta instituição, é o orador convidado.

O dia terminará com a atuação do Chorus Ingenium, o coro misto da Secção Regional do Centro da Ordem dos Engenheiros, seguindo-se um Porto de Honra e um jantar de Confraternização.

Os interessados em participar nesta cerimónia especial, devem inscrever-se em: http://forms.gle/4A1eh6P8P4xWYBqj8, até dia 10 de novembro.