Docente da FCTUC distinguida com Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Pécs

SM
Sara Machado
07 novembro, 2023≈ 2 mins de leitura

Mariette Pereira é docente do Departamento de Química da FCTUC.

© DR

Maria Miguéns Pereira (Mariette Pereira), docente do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) acaba de ser distinguida com Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Pécs, Hungria. A cerimónia oficial decorre esta quinta-feira, 9 de novembro, pelas 10h.

Amanhã, 8 de novembro, pelas 15h30, a docente proferirá uma palestra científica, na Faculdade de Ciências dessa Universidade, intitulada "Processos Catalíticos para a Síntese de Compostos de Valor Acrescentado: Aplicações Medicinais".

A docente da FCTUC obteve o doutoramento em Química Orgânica pela Universidade de Coimbra (UC), em 1992, e foi Investigadora Assistente na Universidade de Liverpool, em 1993, e na Universidade Autónoma de Barcelona, entre 1997 e 1998. Até 2015 dirigiu o Laboratório de Investigação Química da Luzitin Lda, uma spin-off farmacêutica. Atualmente é Professora Catedrática da UC e tem mantido laços estreitos com a Universidade de Pécs.

Mariette Pereira desenvolve investigação para o desenvolvimento de catalisadores assimétricos e também de sensibilizadores baseados em macrociclos tetrapirrólicos para aplicações em Biomedicina e catálise ambiental. Até ao momento, já publicou mais de duas centenas de artigos em revistas internacionais, três livros e 25 capítulos de livros e participou em 6 patentes mundiais. Em 2022, foi distinguida com o Prémio Tremplin-Mariano Gago, pela Academia Francesa das Ciências.