Alunos do secundário são “Engenheiros Químicos por um dia” na FCTUC

SM
Sara Machado
14 fevereiro, 2023≈ 4 mins de leitura

"Engenheiro Químico por um dia" decorre esta quinta e sexta-feira, dias 16 e 17 de fevereiro, no DEQ

© DR

O Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai receber, na próxima quinta e sexta-feira (16 e 17 de fevereiro), diversos alunos do ensino secundário que terão a oportunidade de ser “Engenheiros Químicos por um dia”.

Vestidos a rigor, vão poder colocar as “mãos na massa” em pleno laboratório e, desta forma, experienciar um dia da vida de um engenheiro químico, profissão que envolve muita engenharia e tecnologia de ponta. Nesta ação as experiências a realizar pelos alunos serão devidamente ajustadas, tanto quanto possível, ao nível de conhecimento que trazem, estando alinhadas em temas muito diversos.

Sendo “Engenheiros Químicos por um dia”, os estudantes podem desenvolver baterias ou células fotovoltaicas; preparar nanomateriais para fins médicos ou ambientais; construir biossensores ou materiais para pensos; produzir materiais poliméricos biodegradáveis; descontaminar águas; entre outras atividades científicas. Todas estas tarefas serão devidamente acompanhadas por cerca de 50 investigadores, que integram os grupos/centro de investigação associados ao DEQ, nomeadamente o BioMark@UC, o Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF) e o Polymer Synthesis & Characterization (PolySyc).

De acordo com os docentes do DEQ, Luísa Durães e Jorge Pereira, «esta ação pretende, sobretudo, dar a conhecer aos alunos a realidade da investigação e do conhecimento na área da Engenharia Química, desmitificando as dificuldades e os receios que os estudantes possam sentir quando se coloca a possibilidade de enveredar pelo ramo das ciências e da tecnologia.

«Certos do sucesso do evento, continuamos a motivar os alunos do nosso país para uma aprendizagem focada no mundo das Ciências, da Engenharia e da Tecnologia, num sentimento de missão cumprida ao ver o brilho no olhar dos nossos jovens, em sinal de “Eureka”», garante a docente Goreti Sales.

A atividade “Engenheiro Químico por um dia” surgiu na sequência de um desafio do Externato Ribadouro, no Porto, que manifestou interesse em dar a conhecer aos seus alunos a realidade experimental da investigação no ensino superior. Numa convergência imediata entre este interesse do Externato e a vontade da Universidade de Coimbra em fazer chegar o conhecimento científico e tecnológico aos alunos do ensino secundário, estabeleceu-se há um ano um protocolo de colaboração.

Neste âmbito, o DEQ já recebeu a visita de cerca de duas centenas de alunos do secundário, que vivenciaram este dia como um engenheiro químico, tendo ficado «altamente motivados a saber mais sobre os trabalhos que experienciaram», concluem.