Sítios paleontológicos do Cretácico de Portugal e Espanha: estratégias e atividades para educação fora da escola num contexto de cooperação ibérica

21 fevereiro, 2022≈ 2 mins de leitura

Imagine viajar mais de 65 milhões de anos no passado, descobrindo uma terra onde dinossauros, répteis voadores, plantas gigantescas e outra flora e fauna extraordinárias habitavam a Península Ibérica e os seus mares. Com o suporte do CITEUC, da Universidade de Coimbra e da FCT, está a ser desenvolvido um projecto científico e educativo para todos, num contexto de cooperação ibérica com a Universidade de Alcalá, centrado na aprendizagem das Ciências da Terra em ambiente de outdoor, informal, exterior à escola. Nele se exploram locais com afloramentos ricos de rochas e fósseis deste importante intervalo da história da Terra – o Período Cretácico. Com esta iniciativa espera-se a realização de publicações, de ações de campo e a criação de centros de divulgação em Portugal e Espanha, mostrando a importância da literacia científica e da conservação do Património Natural, em consonância com os currículos do ensino básico e secundário. Com esta iniciativa será também favorecido o Geoturismo sustentável e o desenvolvimento socioeconómico das zonas rurais, esperando-se um retorno científico e educativo para a Universidade de Coimbra, que contribua para a captação de mais alunos.