BOSCH-Car Multimédia de Braga explora potenciais parcerias em inovação e investigação com a FCTUC

23 abril, 2024≈ 3 mins de leitura

Representantes do Departamento de Desenvolvimento e Engenharia Industrial da BOSCH-Car Multimédia, sediada em Braga, realizaram, no dia 23 de abril, uma visita à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra sob a missão de conhecer os Centros de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da instituição. Esta visita teve como propósito principal estabelecer possíveis parcerias estratégicas, fomentar futuros desenvolvimentos em pesquisa e inovação, bem como promover a colaboração em projetos conjuntos.

Após uma breve apresentação das áreas de atividade de alguns Centros de I&D da FCTUC, os representantes da BOSCH-Car Multimédia tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada ao Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e ao Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), núcleos de excelência da FCTUC na área da robótica e inteligência artificial, oferecendo uma visão sobre como estas tecnologias estão a ser desenvolvidas para responder aos desafios futuros na indústria. O percurso incluiu também o Factory Lab uma instalação singular dedicada à experimentação e prototipagem rápida, que proporciona um ambiente prático para a colaboração entre investigadores e parceiros industriais, bem como um lugar de aprendizagem para os alunos. Este espaço simboliza a ponte entre a teoria e a prática, criando um ecossistema ideal para a inovação e desenvolvimento de novos produtos tecnológicos.

Ao longo do encontro, foram discutidas potenciais áreas de colaboração entre ambas as entidades, que manifestaram interesse em estabelecer parcerias que possam potenciar projetos conjuntos que podem não apenas impulsionar a investigação, mas também traduzir-se em inovações práticas com impacto real na indústria e na sociedade.