Passeio Químico

13 fevereiro, 2024≈ 2 mins de leitura

Passeio Químico

Passeio Químico à procura dos materiais e processos que nos rodeiam

Nos dias 25 de janeiro e 1 de fevereiro de 2024, os alunos de duas turmas do 9º ano do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, acompanhados por uma professora de Física e Química e outra de Educação Visual e guiados por Sérgio Rodrigues, professor auxiliar do Departamento de Química, realizaram um “Passeio Químico” na zona envolvente da Universidade de Coimbra.

Neste passeio chamou-se a atenção para os materiais e processos químicos que estão à nossa volta, foram realizadas demonstrações e análises e olhou-se para o património e materiais que nos rodeiam numa perspetiva química. Logo na entrada do departamento foram referidos os vidros planos, o alumínio anodizado, as estalactites, os automóveis, as roupas que as pessoas usam e os objetos que as pessoas transportam. Chamou-se a atenção para os automóveis, para os materiais de construção, para as estátuas, a cor do céu e os vários letreiros que vemos. O grupo passou pela parte antiga da Universidade, onde lhes foi chamado a atenção para vários outros aspetos químicos e para o património. O grupo dirigiu-se em seguida para o Jardim Botânico onde foram referidos mais aspetos químicos relacionados com plantas e com os materiais que ali se podem encontrar.

Durante este “Passeio Químico”, os alunos tiveram oportunidade de colocar questões e realizar atividades práticas, com os objetivos de desenvolver o seu saber científico, técnico e tecnológico, assim como a sensibilidade estética e artística.