/ Testemunhos

Xavier Fernandes

Técnico Assistente no Departamento de Estatística do Banco de Portugal, 2015


- Onde fez o seu ensino secundário e porque escolheu estudar Matemática na UC?
Frequentei o ensino secundário no Colégio Dr. Luís Pereira da Costa e, mais tarde, a Licenciatura em Matemática da Universidade de Aveiro. A escolha de prosseguir os estudos no Departamento de Matemática da UC esteve associada ao prestígio e qualidade que lhe estão associados, tanto a nível nacional como internacional, traços estes, em grande parte, ligados à excelência do corpo docente.


- Que memória guarda dos anos que estudou na UC?
O espírito académico, a boa relação entre professores e alunos e a união e entreajuda entre os estudantes do Departamento de Matemática.


- Qual foi o seu percurso depois de estudar na UC?
Efetuei um estágio no Banco de Portugal, após o qual ingressei nos quadros da instituição, mais concretamente, no Núcleo de Estatísticas de Títulos do Departamento de Estatística. Atualmente, parte do meu trabalho passa por compilar, analisar e reportar a instituições internacionais (de que é exemplo o Banco Central Europeu) estatísticas sobre o mercado português de títulos.


- Que importância teve para o seu percurso profissional a formação matemática que adquiriu no DMUC?
O Mestrado em Métodos Quantitativos em Finanças realizado no DMUC foi uma excelente forma de compreender o funcionamento e complexidade dos mercados financeiros, através do estudo de áreas tão importantes como o cálculo estocástico, teoria do risco, otimização financeira e modelação de derivados financeiros. Todo este conhecimento e ferramentas tiveram, obviamente, um papel preponderante e um impacto muito positivo no início da minha carreira profissional no sector financeiro.