/ Testemunhos

João Pereira

Doutorando em Matemática Aplicada na Universidade de Princeton, 2015


- Onde fez o seu ensino secundário e porque escolheu estudar Matemática na UC?
Eu fiz o ensino secundário na Escola Secundária Domingos Sequeira, em Leiria, sendo a proximidade a Coimbra um fator para ter escolhido este curso, mas não determinante. A participação no Projecto Delfos teve um papel muito importante na minha escolha, pois deixou-me muito interessado em aprender mais Matemática em Coimbra. Por fim escolhi esta área pois um curso em Matemática seria muito útil caso eu mais tarde decidisse ir para outra área.


- Que memória guarda dos anos que estudou na UC?
Posso dizer com certeza que os anos em Coimbra foram os melhores da minha vida. Diverti-me muito e fiz amigos para a vida. Desde que cheguei me senti bem-vindo, não só pelos meus colegas em Matemática mas por todas as pessoas que fui conhecendo. Coimbra é um sítio com muita história e tradição, e poder fazer parte disto foi muito importante para mim.


- Qual foi o seu percurso depois de estudar na UC?
Acabei o Mestrado em Matemática na UC em 2014, e depois fui aceite no programa de doutoramento em Matemática Aplicada na Universidade de Princeton, onde estou atualmente a estudar.


- Que importância teve para o seu percurso profissional a formação matemática que adquiriu no DMUC?
Saber matemática é bastante útil para me ajudar a resolver todo o tipo de problemas no dia-a-dia, pois usar a abstração e compartimentar problemas, competências que adquiri e aperfeiçoei enquanto estudante do DMUC, permitem-me resolver todo o tipo de problemas de forma eficiente, robusta, ao invés do simples ‘desenrascar’ muito ao jeito português; num mundo competitivo como o que vivemos, isto torna-se uma vantagem importante. Agora no meu doutoramento em Princeton, uma universidade de renome a nível mundial, sinto que a minha formação matemática está ao nível da formação dos meus colegas, o que evidencia a qualidade dos cursos de Matemática da Universidade Coimbra.