/ Testemunhos

Afonso Bandeira

Professor auxiliar no Instituto Courant de Ciências Matemáticas da Universidade de Nova Iorque, 2016


- Onde fez o seu ensino secundário e porque escolheu estudar Matemática na UC?
Fiz o secundário em São Pedro do Sul. A principal razão para ter escolhido Matemática na UC foi o Projeto Delfos, que frequentei com grande entusiasmo durante quatro anos até entrar para o primeiro ano da universidade.


- Que memória guarda dos anos que estudou na UC?
Guardo a memória de uma aprendizagem intensa e uma actividade absorvente. Aprendi muitíssima Matemática durante a licenciatura e o mestrado. Foram-me dados meios para participar em conferências, workshops e cursos intensivos e ter uma iniciação à actividade científica. Para além disso, Coimbra ofereceu-me uma excelente qualidade de vida!


- Qual foi o seu percurso depois de estudar na UC?
Fui aceite como aluno de doutoramento em Matemática Aplicada na Universidade de Princeton, tendo terminado o doutoramento em Junho 2015. No ano lectivo de 2015/2016 fiz um pós-doutoramento no Departamento de Matemática do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Entretanto consegui um lugar de carreira como professor auxiliar na Universidade de Nova Iorque, onde trabalharei no prestigiado Instituto Courant de Ciências Matemáticas e no recentemente criado Center for Data Science. Estou entusiasmadíssimo!


- Que importância teve para o seu percurso profissional a formação matemática que adquiriu no DMUC?
Não só consegui adquirir conhecimentos sólidos num largo espectro de disciplinas matemáticas como consegui ter uma percepção do que era importante e actual no mundo da matemática. Escrevi dois artigos científicos, um durante a licenciatura e outro durante a elaboração da tese de mestrado (tendo este último ganho o prémio internacional Optimization Society Student Paper Prize da INFORMS em 2013). Parti para Princeton com um excelente treino!