Amanhã, dia 16/5 às 17h30, na Casa da Cultura de Coimbra, vai ocorrer o lançamento da reedição do livro “Manifesto para a Ciência em Portugal” de José Mariano Gago.  A propósito da reedição do Manifesto, haverá um  debate sobre a situação da Ciência em Portugal.

Nos 75 anos de José Mariano Gago, a Gradiva, com o apoio do LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, lança a reedição do ensaio Manifesto para a ciência em Portugal de José Mariano Gago, que editou pela primeira vez em 1990.

O relançamento deste ensaio, que foi fundamental para lançar o debate sobre como e que ciência deveria ser feita em Portugal, retoma a discussão, passados mais de 30 anos, sobre a evolução da ciência portuguesa, o que conseguiu e o que está por cumprir.

Realizar-se-ão, assim, três debates simultâneos em Lisboa, Coimbra e Braga, com o tema «Manifesto para a ciência em Portugal: actualidade e ideias para o futuro».

Lisboa - Auditório da Biblioteca Nacional (Campo Grande, 83, 1749-081 Lisboa)

Painel: João Sentieiro, Mariana Gaio Alves (IE-ULisboa), Mónica Bettencourt-Dias (IGC), Ana Correira Moutinho (ISEG-ULisboa)

Moderação: Patrícia Gonçalves (LIP/IST)

Coimbra - Casa Municipal da Cultura (Rua Pedro Monteiro, s/n, 3000-329 Coimbra)

Painel: Antero Abrunhosa (ICNAS/UC), Carlota Simões (FCTUC), Jorge Paiva (FCTUC)

Moderação: Ricardo Gonçalo (LIP/FCTUC)

Braga - B-Lounge da Biblioteca Geral da UMinho (Campus de Gualtar, Universidade do Minho, 4710-057 Braga)

Painel: José González-Méijome (ECUM), Fernando Alexandre (EEGUM), Teresa Ruão (ICS-UM), Ana João Rodrigues (ICVS-UM)

Moderação: Nuno Castro (LIP/ECUM)

ENTRADA LIVRE EM TODOS OS LOCAIS