/ O Departamento de Física

O Museu de Física

O Museu de Física localiza-se no antigo Colégio de Jesus, no largo Marquês de Pombal, de fronte ao Laboratório Chimico, nas salas originalmente destinadas ao Gabinete de Fysica Experimental, criado em 1772.

Este Museu possui uma valiosa colecção de instrumentos científicos e didácticos de Física dos séculos XVIII e XIX, uma das mais notáveis e raras do mundo. O espólio do Museu é exclusivamente constituído por instrumentos utilizados no Gabinete de Física Experimental da Universidade de Coimbra, desde a sua origem em 1772.

Os instrumentos do século XVIII, que deram origem a um dos mais completos Gabinetes para o estudo da Física Experimental, são hoje considerados verdadeiras obras de arte. Os instrumentos do século XIX são bem representativos do grande desenvolvimento da Física Experimental ao longo desse século. A colecção conta com mais de três mil objectos, incluindo cerca de quinhentos livros antigos.

Uma parte destes instrumentos encontra-se em exposição permanente nas salas originais do Gabinete de Física, cujas características são ainda as que originalmente tinham, aquando da criação do Gabinete de Física. A exposição permanente mostra pois os instrumentos no contexto da sua época, retratando de facto um Gabinete de Física como ele era na segunda metade do século XVIII. Esta exposição permanente integra ainda alguns instrumentos do século XIX.

O museu de física enquanto representação do antigo Gabinete de Fysica Experimental da Universidade de Coimbra foi distinguido com o estatuto de Sítio Histórico Europeu (“EPS Historic Site”) pela Sociedade Europeia de Física (EPS), em reconhecimento do seu papel e importância para a história da física.

O Museu de Física está presentemente integrado no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

Mais informação em: museu da ciência da UC

Catálogos de instrumentos

Livros Antigos Digitalizados

Physices Elementa, Giovanni Antonio Dalla Bella, 1789.

Cours de Physique Experimentale et Mathematique, Pierre van Mussenbroek, 1768. [ vol. I | vol. II | vol. III ]