Missão THOR-SR

26 maio, 2023≈ 2 mins de leitura

A missão THOR-SR (TGF and High-energy astrophysics Observatory for gamma-Rays on board the Space Rider) foi selecionada para financiamento pelo programa PRODEX (PEA 4000141332) da Agência Espacial Europeia (ESA: European Space Agency) e Agência Espacial Portuguesa.
Trata-se de uma missão científica de validação de conceitos tecnológicos inovadores cujo instrumento principal é constituído por detetores de CdTe e de Si, a ser lançando a bordo do novo veículo reutilizável da ESA, o Space Rider. Trata-se de uma missão que realizará medidas para astrofísica de raios gama, para estudo do ambiente de radiação orbital e para estudar os flashes de raios gama emitidos por nuvens cumulonimbus, através de técnicas de espetroscopia, imagiologia e polarimetria. É um instrumento de largo campo de visão (~2 π sr) providenciado por quatro planos de detetores de CdTe, operando numa gama de energias entre os 100 keV e 1 MeV.
A colaboração THOR é liderado pelo LIP e Dep. de Física da UC e conta ainda com elementos da UBI, da Active Space Technologies, da ADVACAM, do Dep. de Eng. Electrotécnica da UC e do Dep. de Eng. Informática da UC.
Para mais informações ver:
https://www.lip.pt/index.php?lang=en§ion=press&page=news-details&id=1222

Partilhe