Estados Unidos e CERN assinam declaração conjunta sobre FCC

10 maio, 2024≈ 2 mins de leitura

No dia 27 de Abril foi assinada na Casa Branca uma declaração entre os Estados Unidos da América e o CERN em que é afirmada a intenção dos EUA para participar na construção do primeiro estágio do Future Circular Collider, ou FCC-ee, no caso de os Estados Membro do CERN decidirem avançar com esta construção.

Trata-se de um passo político importantíssimo para tornar esta monumental infraestrutura da investigação mundial numa realidade nos próximos anos. Espera-se que o Future Circular Collider, com os estágios FCC-ee e FCC-hh, comece a ser construído na próxima década e venha a contribuir para a expansão do nosso conhecimento sobre a física de partículas até ao fim deste século.

O conteúdo da declaração agora assinada pode ser encontrado em:

https://www.state.gov/joint-statement-of-intent-between-the-united-states-of-america-and-the-european-organization-for-nuclear-research-concerning-future-planning-for-large-research-infrastructure-facilities-advanced-scie/

No Departamento de Física participamos nos estudos preliminares para este futuro colisionador através do grupo FCC do LIP, coordenado pelo Prof. Ricardo Gonçalo.

Partilhe