Apresentação do Livro «Semicondutores e nanoestruturas: uma introdução»

12 abril, 2024≈ 3 mins de leitura

No próximo dia 16 de abril, terça-feira, às 17h30, realiza-se no RÓMULO - Centro de Ciência da Universidade de Coimbra, a apresentação do Livro «Semicondutores e nanoestruturas: uma introdução», da autoria de Rui César Vilão, editado pela Imprensa da UC e com a apresentação de José António Paixão e Xavier Pinheiro.

Sobre o livro:

Os semicondutores contam-se entre os materiais com maior impacto no quotidiano, sobre os quais assenta grande parte da tecnologia contemporânea. Não estranha por isso que seja uma área de forte investimento seja em investigação fundamental ou aplicada, em equipas multidisciplinares de físicos, químicos, engenheiros de materiais, engenheiros eletrotécnicos ou engenheiros informáticos. Do ponto de vista da física contemporânea, os semicondutores constituem um dos melhores cartões de visita da disciplina, ligando de forma exemplar contributos fundamentais com a vertente aplicada e a transferência de conhecimento e de tecnologia. Tal é eloquentemente resumido nos muitos contributos distinguidos com o prémio Nobel da Física, a partir do crescimento da disciplina na segunda metade do século XX. Neste livro procura-se expor de forma didática mas completa os fundamentos da física de semicondutores necessários para a compreensão das questões essenciais, bem como das principais aplicações.

Sobre o autor:

Rui César Vilão é Professor Associado com Agregação do Departamento de Física da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Física da Universidade de Coimbra. A sua investigação centra-se na área da Física da Matéria Condensada, em particular no estudo dos efeitos do hidrogénio enquanto impureza e dos defeitos pontuais nas propriedades de materiais semicondutores e isoladores de interesse tecnológico. É co-autor de várias dezenas de artigos de investigação, sobretudo em trabalhos utilizando muões positivos enquanto sondas locais em semicondutores e isoladores, através da técnica de espectroscopia do spin do muão (µSR).