/ Ensino / Outras ofertas de ensino

Mestrado em Física Médica

O Mestrado em Física Médica (MFM) responde às necessidades de formação académica necessárias para ingressar na área da Física Médica, como profissionais qualificados. O programa de estudos do MFM tem por objetivos dotar os estudantes de uma visão abrangente e integrada dos tópicos científicos, tecnológicos, técnicos, socioeconómicos, éticos, legais, jurídicos, de regulamentação e legislação associados à Física Médica e também à Proteção e Segurança Radiológicas, respondendo nesta área aos requisitos legais e às recomendações europeias.

A principal saída profissional é a de Físico Médico, após a formação clínica especializada em ambiente hospitalar que faz parte do quadro de qualificação da profissão de Físico Médico.

Os Físicos Médicos estarão preparados para desempenhar funções na área da Radioterapia, Medicina Nuclear, e Radiologia de Diagnóstico e de Intervenção em Unidades Hospitalares ou Clínicas.

Podem desempenhar funções científicas e técnicas especializadas em sectores - Indústria, Ambiente, Serviços, Investigação e Regulação - em que seja utilizada radiação ionizante e não-ionizante (todos os locais de trabalho que utilizem radiação devem, de acordo com as recomendações internacionais, contar com um especialista em proteção radiológica tal como são os graduados deste mestrado).

Os mestres em Física Médica têm a formação ideal para realizar investigação nas áreas de Imagiologia Médica, Radioterapia, Dosimetria, Proteção radiológica e áreas afins.

Coordenadora do Curso
Maria Isabel Silva Ferreira Lopes | isabel.lopes@uc.pt

Testemunhos

Rafael Lobão

O que me levou a escolher o Mestrado em Física Médica na Universidade de Coimbra foi a elevada qualificação do corpo docente em áreas atinentes ao curso, o que atesta constantemente que tomei a decisão certa.
Por outro lado, e como pessoa curiosa que sou, a natureza multidisciplinar da Física Médica, a disponibilidade dos docentes para connosco e o seu empenho em nos colocar a par da vanguarda científica, deixam-me cada vez mais entusiasmado pela área que escolhi.