/ Ensino / Outras ofertas de ensino

Mestrado em Astrofísica e Instrumentação para o Espaço

O Mestrado em Astrofísica e Instrumentação para o Espaço (MAIE) tem como objetivo oferecer uma formação especializada nas áreas da Astrofísica e da Instrumentação para o Espaço a diplomados em Física, Engenharia Física e áreas afins, com vista a formar profissionais que possam interagir ou integrar equipas científicas de grandes organizações (e.g, ESA, ESO, SKA, CERN, etc…) e empresas tecnológicas com atividades na área do espaço.

Com uma estrutura muito versátil, o MAIE permite ao estudante optar pelas unidades curriculares que mais se ajustem ao seu perfil e que melhor complementem a sua formação anterior, face às áreas de oportunidade que mais lhe interessem. Isto permite um maior foco na área escolhida que pode ser astrofísica teórica, cosmologia, modelação computacional, astronomia observacional e análise de dados, ou ainda, numa vertente mais vocacionada para a instrumentação, engenharia, navegação e geo-observação.

O MAIE pretende assim fornecer os instrumentos necessários para interagir e colaborar no contexto fortemente multidisciplinar da astrofísica atual e das atividades no domínio do espaço.

As saídas profissionais são:

• Atividades de investigação em laboratórios e instituições de investigação e desenvolvimento, nomeadamente as que integram equipas nas grandes organizações internacionais (ESA, ESO, SKA, CERN, etc...);
  • Atividades de projeto e desenvolvimento em empresas tecnológicas especializadas que operem no domínio aeroespacial;
  • Atividades em sectores com forte pendor tecnológico e computacional, nomeadamente nos serviços e em nichos de tecnologia especializada
  • Atividades de educação, divulgação e difusão da cultura científica em instituições de ensino, em museus de ciência e afins.

Coordenador do Curso

Alexandre Carlos Morgado Correia | alexandre.correia@uc.pt

Testemunhos

AS
Afonso Simões

O mestrado em astrofísica e instrumentação para o espaço da universidade Coimbra correspondeu a todas as expetativas que tinha. Vindo de engenharia informática, tentei consolidar esta vertente com a vertente da astrofísica e este mestrado ofereceu a possibilidade de o fazer. Através do acompanhamento de excelentes profissionais das diversas área que o mestrado oferece pude conjugar a vertente de astrofísica e informática com sucesso.