/ Ensino / Outras ofertas de ensino

Mestrado Conjunto Erasmus Mundus em Geociências Planetárias

O EMJM GeoPlaNet é um projeto para promover o ensino das Geociências Planetárias a nível europeu, face ao enorme progresso da exploração espacial ocorrido nas últimas décadas. Tem por objetivo proporcionar aos estudantes uma formação sólida nas diferentes áreas envolvidas numa missão de exploração espacial, desde a sua conceção e planeamento, passando pela implementação e coordenação e culminando na análise e interpretação dos dados recolhidos.

Financiado pela Comissão Europeia através da atribuição de 15 bolsas anuais aos melhores candidatos provenientes da União Europeia ou países terceiros, este novo Mestrado, coordenado pela Universidade de Nantes, tem a duração de 24 meses repartidos entre as universidades de Coimbra (1.º semestre), Gabriele d’Annunzio em Itália (2.º semestre) e Nantes (3.º semestre). O projeto tem ainda a colaboração das universidades do Porto e de Pádua, na lecionação de cadeiras. O trabalho de tese será desenvolvido no último semestre numa das instituições associadas, num grupo de cerca de 20, que inclui para além de laboratórios de investigação e agências espaciais, empresas tecnológicas ligadas ao desenvolvimento de instrumentação e outros serviços para a indústria espacial. No final do curso, é conferido aos estudantes um diploma de mestrado conjunto.

A segunda edição terá início em setembro de 2024. As candidaturas estão abertas até 15 de fevereiro de 2024, e deverão ser efetuadas através do site https://geoplanet-impg.eu/en/apply

Coordenadora do Curso

Maria Alexandra Albuquerque Faria Pais | pais@uc.pt