Falecimento Professor Doutor Armando Tavares da Silva

07 fevereiro, 2023≈ 4 mins de leitura

Faleceu o Professor Doutor Armando Tavares da Silva, Professor Catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Química da Universidade de Coimbra. O Professor Armando Tavares da Silva foi o responsável pela criação e implementação do curso e do Departamento de Engenharia Química na Universidade de Coimbra. Após a publicação, em 1972, do DL que criou os cursos de engenharia na Universidade de Coimbra, o Professor Armando Tavares da Silva, doutorado pela Universidade de Cambridge, Inglaterra, em 1967, e então jovem professor do Instituto Superior Técnico, foi convidado para criar o curso de Engenharia Química na Universidade de Coimbra, o qual funcionou pela primeira vez no ano lectivo 1972/73. Propôs na altura um plano de estudos inovador para a época, contando já com uma forte componente computacional e de modelação e com uma disciplina de projecto de processo em Engenharia Química. Foi também com ele que se iniciou, logo em 1972, a investigação nesta área científica na Universidade de Coimbra, com financiamento do Instituto de Alta Cultura. Em 1975, coordenou a mudança do departamento de Engenharia Química para o Laboratorio Chimico no Pólo I da Universidade de Coimbra, garantindo a continuação da sua autonomia. Entre outras iniciativas em que esteve envolvido após a criação do Departamento de Engenharia Química, destaca-se a preocupação com a inserção no ambiente internacional para o que contribuiram as visitas a Coimbra do Professor Dankwerts da Universidade de Cambridge e Fellow of the Royal Society, logo em 1973, e também do Dr. David Cresswell, da Universidade de Edimburgo, em 1974. Incentivou e preparou também, em 1975, a primeira mobilidade internacional de alunos do primeiro curso de Engenharia Química da Universidade de Coimbra, no âmbito do programa IAESTE. Foi também graças aos seus contactos internacionais que vários docentes, na altura assistentes do Departamento de Engenharia Química, tiveram oportunidade de realizar investigação em várias reputadas universidades inglesas, com vista ao seu doutoramento.

O Professor Armando Tavares da Silva continuou a desempenhar a sua actividade como Professor de Engenharia Química na Universidade Coimbra até 2001, ano da sua aposentação da carreira docente, tendo, no entanto, continuado a manter sempre uma forte ligação ao Departamento de Engenharia Química.

Após a aposentação, o Professor Armando Tavares da Silva enveredou por uma forte componente de pesquisa/investigação na área da história, tendo publicado 3 livros e tendo-se tornado membro da Sociedade Geografia de Lisboa onde foi Presidente da Secção Luís de Camões. Destaca-se o seu último livro, “A Presença Portuguesa na Guiné - História Política e Militar 1878-1926”, pelo qual foi distinguido, em 2017, com o prémio Fundação Calouste Gulbenkian – Academia Portuguesa de História. O Professor Armando Tavares da Silva era também membro (Fellow) da Cambridge Philosophical Society.

A sua obra e percurso na Universidade de Coimbra torna-o indissociável da marca do Departamento de Engenharia Química no passado, presente e futuro.