Estudantes do DEQ visitam a Biotek

10 maio, 2023≈ 2 mins de leitura

No passado dia 3 de Maio de 2023 trinta estudantes de Efluentes Industriais e Ambiente, do 3º ano da licenciatura em Engenharia Química do DEQ/FCTUC, acompanhados pelo Prof. Jorge Rocha deslocaram-se a Vila Velha do Ródão para uma visita de estudo à Biotek (ex Celtejo), do grupo Altri, com particular ênfase e atenção na recém renovada ETARI daquela unidade industrial.

Fomos recebidos pela Engª Patrícia Cardoso, primeiro numa sessão em anfiteatro com exposição e esclarecimento de dúvidas relativas ao tratamento de efluentes líquidos, assim como a estratégia da empresa relativamente às questões ambientais, seguindo-se uma visita às instalações. Foi constatado o pioneirismo da empresa em certas abordagens inovadoras, como por exemplo a substituição do decantador secundário por um moderno sistema de membranas para separação das lamas biológicas. A empresa consegue hoje retirar água do rio Tejo, usá-la, tratá-la, e devolvê-la ao rio com parâmetros de caracterização mais favoráveis ao ambiente do que a mesma água tinha aquando da extração do rio.

O DEQ da FCTUC agradece ao Engº Soares Gonçalves mais uma colaboração com a componente pedagógica dos nossos cursos.