/ Pessoas @ DEQ

Helena Gil

Professora Catedrática Emérita

“…. De facto, não há sítio onde a Prof. Helena Gil vá que não admire o dinamismo, a competência e a simplicidade desta professora e investigadora.

… e, acreditem, ela já levou o nome da Universidade de Coimbra a muitos lugares onde nem sequer sabiam onde se situava Portugal!

A nível nacional, apelidam-na, muito justamente, de “matriarca dos polímeros”.

BIOGRAFIA

A Prof. Helena Gil nasceu no Fundão em 1943, sendo a mais velha de 5 irmãos, os restantes todos rapazes. É, contudo, uma cidadã do mundo : foi para o ex-Congo Belga com 3 anos de idade, tendo posteriormente rumado para a Bélgica, onde fez a escola primária. Regressou ao Fundão para ingressar no Ensino Secundário, que veio a completar no Colégio Rainha Santa em Coimbra.

Concluiu a Licenciatura em Ciências Físico-Químicas, em 1967, na Universidade de Coimbra, e o Mestrado em Indústria Têxtil dois anos depois, tendo sido contratada pelo Departamento de Química como assistente, e posteriormente como assistente de investigação.

Em 1979, partiu para Leeds, com uma bolsa ADI, para se inscrever no Mestrado em Coulour Chemistry. Posteriormente, aventurou-se, por sua conta e risco, a continuar na Universidade de Leeds para completar o doutoramento em Polymer Chemistry.

Regressou ao Departamento de Química da Universidade de Coimbra , em 1983, de novo para a carreira de investigação.

Depois de uma breve passagem pelo ex-Departamento de Bioquímica, ocupou, em 1996, o lugar de Prof. Associado no Departamento de Engenharia Química.

Fez provas de Agregação em Engenharia Química em 1999, tendo sido, em 2001, aprovada num concurso para Prof. Catedrático.

Está aposentada (embora não pareça…) desde 2010.

O seu CV é difícil de reproduzir com detalhe, pois a Prof. Helena Gil não regista nada e é avessa a datas. Todavia, poderei dizer que publicou, desde 1980 (ano em que divulgou o seu primeiro trabalho em revista internacional), > 200 artigos em revistas ISI e muitas mais comunicações em congressos, na forma de palestras ou posters (que não consegui contabilizar…).

Registou (pelo menos) 4 patentes, publicou 6 capítulos de livros, e editou vários outros. Recebeu diversos prémios nacionais e internacionais pelos seus trabalhos e tem atualmente um Índice H de 35 .

Orientou mais de 20 estudantes de doutoramento ( pelo menos que ela se lembre…), e, no que respeita a estudantes de Mestrado foram várias dezenas, mas já lhes perdeu o conto….

Integrou mais de uma centena de júris de provas de doutoramento e mestrado em universidades portuguesas e por esse mundo fora.

De facto, não há universidade em Portugal que não a tenha convidado para participar num doutoramento, ou num júri, ou para dar uma palestra. Aliás, ainda hoje, continua muito atarefada a ler candidaturas a concursos para os quais é convidada.

Mantém estreitas relações com grupos de investigação em Espanha, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Itália, França, Islândia, Holanda, Polónia, Suiça e Brasil, entre outros.

E colabora (ou colaborou) com muitas indústrias como a Bresfor, CIN, CIRES, Resiquímica, The Navigator Company, Marigold, Micropolis, Devan, Oftalder, Mapril, etc ….

Quanto à sua Actividade Pedagógica, lecionou dezenas de disciplinas desde Química Orgânica, Química Têxtil e Tinturaria e Curtumes, no início da sua carreira docente, até, mais recentemente, Química de Proteínas, Biopolímeros, Biomateriais, Biossensores, Enzimologia e Engenharia de Tecidos.

Foi coordenadora e docente de três Mestrados Pré-Bolonha na Universidade de Coimbra, e participou em vários de outras Escolas, designadamente no Instituto Superior Técnico, na Universidade Católica- Polo de Viseu e na Universidade de Leeds. Foi ainda responsável pela organização de muitos cursos de curta duração, que trouxeram ao departamento consagrados cientistas no domínio dos Polímeros.

A Prof. Helena Gil sempre atuou num ambiente multidisciplinar. Para o seu grupo de investigação, sempre o mais numeroso, teve o condão de atrair doutorandos de outras áreas como a Bioquímica, os Materiais, a Farmácia e a Medicina (designadamente oftalmologistas, ortopedistas e odontologistas……), prática inovadora na altura no nosso departamento (e olhada, até, com alguma suspeita…), mas que depois se tornou rotina em praticamente todos os grupos.

Contudo, a Prof. Helena Gil não é do género de “trazer os estudantes de baixo de olho”. Muito pelo contrário! Depois de lhes definir bem as tarefas, “largava-os” no Laboratório e eles tinham de encontrar o caminho e os meios por si próprios (fossem eles engenheiros químicos ou de outras proveniências…). Incentivava os alunos, desde cedo, a irem apresentar os seus trabalhos em conferências internacionais, muitas vezes sozinhos!

Foi investigadora principal de muitos projetos nacionais e internacionais ( mais de 4 dezenas), com financiamento publico ou privado dos quais destacaria:

  • O desenvolvimento de um reator de partículas para extrair a heparina do sangue em hemodiálise;
  • A preparação de agentes de contraste com tempo de vida prolongado para aplicação em imagiologia;
  • A preparação de membranas poliméricas para utilização em lentes intraoculares;
  • A síntese de materiais fotopolimerizáveis para utilização em adesivos cirúrgicos;
  • A implementação de biossensores para detetar o movimento de células cancerígenas, ou para detetar ureia on line em pacientes.

É uma conceituada perita em técnicas de síntese e caracterização de materiais poliméricos, em modificação de superfícies e na preparação e caracterização de hidrogéis.

É também uma expert no encapsulamento de fármacos, corantes, perfumes, óleos essências, ou materiais de mudança de fase (vulgo PCM) para os mais diversos fins:

…. desde a libertação de medicamentos, para tratamentos oncológicos (ou de diabéticos), para lentes oftálmicas, para próteses ortopédicas ou para adesivos cirúrgicos

… até à incorporação de PCMs em materiais têxteis de com capacidade termo-reguladora.

Mais, é também capaz de modular os respetivos perfis de libertação de acordo com a aplicação pretendida ( os chamados taylor made materials).

Também já passou por vários cargos de gestão, embora esta vertente não seja a que mais lhe agrade. Foi Presidente do Centro de Investigação e da Comissão Científica do nosso Departamento. Foi Coordenadora do Grupo de Investigação de Materiais Poliméricos e Biomateriais durante 10 anos.

Além de ser frequentemente convidada como avaliadora da FCT e da ADI, foi , em 2016 e 2017, a Presidente do Painel de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento de Engenharia Química da FCT .