/ Oferta Formativa / Mestrados

Mestrado em Engenharia Geológica e de Minas

Apresentação


A Engenharia Geológica e de Minas associa os princípios de geologia com práticas de engenharia de modo a efetuar a caracterização de terrenos e a exploração dos recursos geológicos. As áreas de atuação relacionadas com o Mestrado em Engenharia Geológica e de Minas são fundamentais para garantir a segurança, proteção ambiental e a economia nas obras de engenharia. Destaca-se o conhecimento detalhado sobre a composição, estrutura e comportamento geotécnico dos solos e rochas, os quais são cruciais para a construção e previsão do comportamento das vias de comunicação, obras subterrâneas, fundações e estabilidade de escavações e estruturas de engenharia. A integração dos conhecimentos geológicos com princípios de engenharia é essencial para o sucesso de projetos de maior complexidade.

O percurso dos estudantes no Mestrado em Engenharia Geológica e de Minas possibilita, igualmente, a aquisição de competências e capacidades para a obtenção e utilização de recursos geológicos (minerais, hídricos e energéticos), englobando aspetos relativos à sua prospeção, caracterização, modelação, avaliação, extração e valorização, considerando sempre os aspetos fundamentais de gestão, segurança, proteção e recuperação ambiental. Permite, também, o desenvolvimento de conhecimentos úteis para a proteção das comunidades contra desastres naturais, promovendo a segurança e a resiliência das obras e das populações envolvidas.

Informações Gerais


  • Nome do curso: Mestrado em Engenharia Geológica e de Minas
  • Tipo: 2.º Ciclo
  • Classificação atribuída: Mestre
  • Coordenação do curso: Pedro Andrade (pandrade@dct.uc.pt)
  • Coordenação de mobilidade: Joana Ribeiro (joana.ribeiro@uc.pt)
  • Objectivos: O curso de mestrado de Engenharia Geológica e de Minas tem um carácter marcadamente aplicado e de grande interesse para as empresas de construção, de exploração de georrecursos e de consultoria ambiental, com uma postura ética e de respeito pelo ambiente e pelos princípios da higiene e segurança no trabalho. As competências adquiridas devem permitir aos profissionais formados realizar trabalhos de prospeção, localização, avaliação, exploração e beneficiação de recursos geológicos, fundamentais no desenvolvimento de atividade na indústria extrativa. O plano de estudo pluridisciplinar permite a colaboração em trabalhos de engenharia civil, designadamente túneis, barragens, pontes, canais, obras costeiras, estradas, aeroportos e edifícios de grande porte. Assim como colaboração em projetos de cariz geoambiental relacionados com o uso do solo e subsolo. Ao mesmo tempo, o plano de estudos contém um forte presença de legislação e normas, permitindo aos alunos uma postura ética e de respeito pelo ambiente e pelos princípios da higiene e segurança no trabalho.
  • Plano de Estudos: Mestrado em Engenharia Geológica e de Minas
  • Duração: 4 semestres
  • ECTS: 120
  • Numerus clausus: 15
  • Saídas Profissionais: O titular do grau de “Mestre em Engenharia Geológica e de Minas pela Universidade de Coimbra” estará apto a iniciar actividade profissional nas seguintes empresas e organismos: Empresas de obras públicas (construção de vias de comunicação, aeroportos, túneis, aproveitamentos hidráulicos, travessias subterrâneas, captações de água; dragagens; aterros sanitários, etc); Empresas de construção civil em geral; Empresas da indústria extractiva (exploração de pedreiras, exploração de minas, oficinas de tratamento de minérios, transformação de rochas ornamentais, recuperação ambiental, planeamento e gestão); Empresas especializadas em projectos de geotecnia; Empresas de estudo e projecto de requalificação ambiental (projectos de engenharia, estudos de impacte ambiental, controlo de qualidade, fiscalização e controlo de obras); Empresas de prospecção e sondagens; Comissões de coordenação regionais; Autarquias e associações intermunicipais; Outros organismos da administração pública (instituto geológico e mineiro, direcções regionais do ministério da economia, laboratório nacional de engenharia civil, institutos sob tutela do ministério das obras públicas); organismos de investigação.
  • Mais informação: Website da UC

Plano de Estudos


1.º ano - 1.º semestre

UNIDADE CURRICULAR TIPO ÁREA CIENTÍFICA ECTS
Exploração a Céu Aberto Obrigatória EGM 6.0
Geotecnia I Obrigatória EGM 6.0
Opção 1* Optativa FC / EGM 6.0
Opção 2* Optativa FC / EGM 6.0
Opção 3* Optativa FC / EGM 6.0

* A ESCOLHER DAS SEGUINTES OPÇÕES (1.º ANO - 1.º SEMESTRE)

UNIDADE CURRICULAR ÁREA CIENTÍFICA ECTS
Estabilidade de Taludes e Instrumentação EGM 6.0
Geofísica Aplicada EGM 6.0
Hidrogeologia Aplicada EGM 6.0
Qualidade, Segurança e Ambiente FC 6.0
Tratamento de Minérios I EGM 6.0
Nota: As unidades curriculares optativas a funcionar em cada semestre estão sujeitas a abertura e validação pelos órgãos competentes.


1.º ano - 2.º semestre

UNIDADE CURRICULAR TIPO ÁREA CIENTÍFICA ECTS
Cartografia Temática Obrigatória EGM 6.0
Modelação e Avaliação de Georrecursos Obrigatória FC 6.0
Opção 4* Optativa FC / EGM 6.0
Opção 5* Optativa FC / EGM 6.0
Opção 6* Optativa FC / EGM 6.0

* A ESCOLHER DAS SEGUINTES OPÇÕES (1.º ANO - 2.º SEMESTRE)

UNIDADE CURRICULAR ÁREA CIENTÍFICA ECTS
Análise e Gestão de Riscos Naturais FC 6.0
Exploração Subterrânea EGM 6.0
Recursos Energéticos EGM 6.0
Recursos Hídricos e Ambiente EGM 6.0
Tratamento de Minérios II EGM 6.0
Nota: As unidades curriculares optativas a funcionar em cada semestre estão sujeitas a abertura e validação pelos órgãos competentes.


2.º ano

UNIDADE CURRICULAR TIPO ÁREA CIENTÍFICA ECTS
Obras Subterrâneas (1.º semestre) Obrigatória EGM 6.0
Opção 7* (1.º semestre) Optativa EGM / FC 6.0
Opção 8* (1.º semestre) Optativa EGM / FC 6.0
Dissertação ou Estágio (anual) Obrigatória EGM 42.0

* A ESCOLHER DAS SEGUINTES OPÇÕES

UNIDADE CURRICULAR ÁREA CIENTÍFICA ECTS
Avaliação de Impactes e
Requalificação Ambiental
EGM 6.0
Deteção Remota e Modelação
Geoespacial
FC 6.0
Geoquímica Aplicada EGM 6.0
Gestão e Tratamento de Resíduos FC 6.0
Terraplanagens e Tratamento de
Terrenos
EGM 6.0

Nota: As unidades curriculares optativas a funcionar em cada semestre estão sujeitas a abertura e validação pelos órgãos competentes.