Software para nova geração de robots colaborativos

28 agosto, 2019≈ 3 mins de leitura
"O primeiro software de interface em MATLAB para robôs colaborativos KUKA (um dos líderes mundiais de robótica) chama-se Kuka Sunrise Toolbox e foi desenvolvido no Laboratório de Robótica Colaborativa da Universidade de Coimbra. O software é distribuído em licença livre, estando já neste momento a ser utilizado em grandes empresas como é o caso do Grupo BMW na Alemanha e dezenas de universidades em todo o mundo.

Mohammad Safeea, o principal investigador deste projeto indica que: “Este software permite que um utilizador com conhecimentos básicos em robótica possa em poucas horas estar a operar um robô, não sendo necessário conhecimentos avançados e grandes tempos de adaptação ao equipamento. É bom saber que este trabalho de mais de 2 anos está a criar um impacto positivo na sociedade”.

Pedro Neto, responsável pelo laboratório salienta que “pretendemos que os robôs sejam acessíveis a qualquer pessoa e este software é um contributo nesse sentido. Este é um ponto chave visto que os robôs colaborativos trabalham lado a lado com os humanos, por exemplo em fábricas ou hospitais, e onde a interação com o equipamento é constante e continua ao longo do dia”.

Este software tem mais de 100 funcionalidades, permitindo por exemplo o controlo dos movimentos do robô e guiamento manual de precisão. Funcionalidades de matemática e algoritmos avançados estão também disponíveis, nomeadamente para utilização em trabalhos de investigação.