Finalistas do Prémio Geração Digital

A equipa constituída pelos alunos João Costa e Floyd d'Souza e pelo docente J. Norberto Pires foi selecionada como finalista do Prémio Geração Digital, organizado pela Siemens.

10 janeiro, 2020≈ 2 mins de leitura

O trabalho apresentado a concurso foi desenvolvido no DEM durante a tese de mestrado dos referidos alunos. Desse trabalho resultou um protótipo industrial, duas teses de mestrado e um artigo numa revista científica internacional.

pic6a.jpg

Este protótipo foi projetado, modelizado e simulado usando várias ferramentas 3D, em especial o Solid Edge da Siemens (muito interessante nas tarefas de modelização e simulação 3D). O protótipo teve ainda a colaboração ativa da empresa Active Space Technologies, que cedeu um AGV e o local de testes, e da empresa RobotWork (representante da Kassow Robotics em Portugal), que forneceu um robô colaborativo de 7 eixos.

Mais informação sobre o trabalho desenvolvido pode ser encontrado aqui:

Link: http://www.jnorbertopires.pt/2019/08/31/kassie-cobot-and-activespace-agv1-demo-app/

A sessão de entrega de prémios, e divulgação da equipa vencedora, decorrerá numa sessão pública a realizar no dia 17 de Janeiro, pelas 10:00, nas instalações do HUB/Forum Digital da Siemens em Lisboa (Alfragide). Nessa sessão serão apresentados os 3 trabalhos finalistas e selecionado o vencedor."