Apresentação
Um especialista em Inteligência Artificial e Ciência de Dados é um profissional na área da inteligência artificial/aprendizagem computacional com competências específicas para analisar, projetar e implementar serviços e soluções avançadas baseadas em inteligência artificial para a colheita, modelação, armazenamento, gestão e análise de dados (massivos) como recurso relevante para a tomada de decisões e a automação de processos inteligentes, como, por exemplo, recorrer à IA Generativa para a geração automática de texto, imagem e vídeo, ou a navegação autónoma. É uma necessidade crescente e transversal nas sociedades modernas, abrangendo setores tão diversos como o comércio eletrónico, a saúde, os transportes, a gestão energética e a indústria. Para mais informação sobre vencimentos no espaço europeu sugere-se a consulta do relatório “European Data Salary Benchmark 2023", e no espaço americano sugere-se a consulta desta página.
O principal objetivo do Mestrado em Inteligência Artificial e Ciência de Dados (MIACD) é garantir ao futuro especialista os conhecimentos teóricos, as técnicas e as competências tecnológicas que permitam a análise, conceção e desenvolvimento de aplicações e metodologias avançadas de Inteligência Artificial e de Aprendizagem Computacional, bem como o projeto e implementação das infraestruturas de suporte necessárias.
O MIACD tem como estratégia central proporcionar contextos reais que permitam colocar os estudantes em contato com as restrições típicas, evidenciando o potencial, mas também as limitações das diferentes metodologias. Deste modo, o estudante ficará preparado não só para o prosseguimento de estudos avançados ao nível do doutoramento, como também para o exercício da profissão, adquirindo capacidade de conceção de novos produtos e serviços, tanto ao nível de infraestruturas de suporte como ao nível de metodologias avançadas de inteligência artificial.
Porquê ser um especialista em Inteligência Artificial e Ciência de Dados?
Sabias que...
- Se espera um crescimento anual de 37% do mercado global de Inteligência Artificial durante os próximos anos?
- Se estima que a Inteligência Artificial irá criar 133 milhões de empregos novos até 2030?
- Se espera que a Inteligência Artificial venha a contribuir com mais de 15.7 triliões de dólares na economia global em 2030?
- A IA Generativa é a tecnologia de IA mais popular, com 51% das empresas a utilizar esta tecnologia para a geração de conteúdos, apoio a clientes e automação de processos?
Destaques
Dia dos Finalistas (2023-2025)
17 de julho de 2025
09h00–16h00: Defesa Final de Estágio/Dissertação
16h30: Cerimónia dos Finalistas com presença da Direção do DEI e Coordenadores
17h00: Fotografia dos Finalistas (será enviada a todos os finalistas e afixada no DEI)
17h10: Lanche
Plano Curricular
O MIACD é um curso superior de 2º ciclo com a duração de 2 anos e está organizado em 4 semestres letivos, a que correspondem 120 ECTS. O curso tem uma estrutura curricular que contempla um corpo comum de 10 disciplinas (de 60 ECTS), um conjunto de 3 unidades curriculares de opção aberta (correspondendo a 18 ECTS) e uma dissertação/estágio curricular (42 ECTS).
As disciplinas opcionais permitem ao aluno adquirir conhecimentos em outras áreas de interesse, nomeadamente na aplicação dos conceitos de inteligência artificial e da ciência de dados em áreas aplicacionais específicas. A disciplina Tópicos de Ciência de Dados serve como unidade curricular de bridging para os alunos que necessitem dessa formação. A lista de unidades curriculares será revista numa base anual (de forma a manter a pertinência científica e as múltiplas áreas aplicacionais), devendo os alunos escolher com base no conjunto definido em cada edição.
A oferta está estruturada num conjunto de unidades curriculares obrigatórias que permitem introduzir conhecimentos e desenvolver competências avançadas disciplinares nos domínios da inteligencia artificial e ciência de dados, das suas tecnologias avançadas e das suas aplicações transversais, como prospeção de dados e inteligência artificial generativa, e por um vasto conjunto de unidades curriculares que facultam um forte cunho interdisciplinar ao introduzirem competências em domínios aplicacionais específicos.
Informação de Candidaturas
PRAZOS DE CANDIDATURA
1ª fase —> 3 a 31 de março
2ª fase —> 2 de junho a 15 de julho
3ª fase —> 1 a 12 de setembro
VAGAS DISPONÍVEIS
1ª fase —> 3 vagas
2ª fase —> 35 vagas
3ª fase —> 2 + vagas sobrantes
REGIME DE ESTUDO
O MIACD funciona em regime de tempo integral, presencial e diurno.
MONTANTE DE PROPINA/PREÇO
– Estudante Nacional ou equiparado: 1063,47€ (valor anual).
– Estudante Internacional: 7000€ (valor anual).
(Valor sujeito a alteração pelo Conselho Geral)
SUBMETER CANDIDATURA
Informação Adicional
Coordenação do Curso
|
|
Paulo de Carvalho |
|
Paulo Peixoto |
E-MAIL DA COORDENAÇÃO —> coord-miacd@dei.uc.pt





