/ Ensino / Licenciaturas

Licenciatura em Engenharia Informática

Apresentação

A Licenciatura em Engenharia Informática (LEI) da Universidade de Coimbra oferece, há mais de 30 anos, um espectro alargado de conhecimentos teóricos e competências práticas, que têm formado várias gerações de engenheiros com alta empregabilidade, cuja atividade se estende a várias áreas da indústria, serviços e ensino. A formação da LEI abrange Inteligência Computacional, Sistemas de Informação, Redes de Computadores e Engenharia de Software, para além de bases essenciais de Matemática, Física, Gestão e Comunicação.

Os futuros licenciados poderão aprofundar os seus estudos em ciclos mais avançados, como mestrados e doutoramentos, ou entrar imediatamente no mercado de trabalho, onde poderão exercer profissões ligadas à conceção, desenvolvimento e administração de software e sistemas informáticos.

O ciclo de estudos é composto por três anos organizados em seis semestres, com um total de trinta unidades curriculares obrigatórias e 180 ECTS. Destas, há 126 ECTS em unidades curriculares da área de Informática, 36 ECTS na área de Matemática, 12 ECTS na área de Economia, Gestão e Ciências Sociais e 6 na área de Física.

Coordenação do Curso

Vasco Nuno Sousa Simões Pereira
Coordenador

João Nuno Lopes Barata
Vice-coordenador

EMAIL DA COORDENAÇÃO —> coord-lei@dei.uc.pt

Informação de Candidaturas

PRAZOS DE CANDIDATURA

Prazos definidos pela DGES.
Concurso Especial para Estudante Internacional: A anunciar brevemente
Maiores de 23 anos; Regime de Mudança de Par Instituição/Curso; Titulares de curso médio ou superior: A anunciar brevemente

VAGAS DISPONÍVEIS

1ª fase —> 150 vagas

REGIME DE ESTUDO

A LEI funciona em regime: Tempo Integral ou Parcial, Presencial e Diurno.

SUBMETER CANDIDATURA

Estudante UC ↗ | Outros ↗

PLANO CURRICULAR

O trabalho a desenvolver durante um ano letivo por um estudante, de acordo com o plano indicativo do ciclo de estudos e em regime de tempo integral, corresponde a 60 ECTS.
Ver plano curricular ↗

Informação Adicional

OBJETIVOS DO CURSO

O principal objetivo da Licenciatura em Engenharia Informática (LEI) é o de proporcionar aos seus alunos e futuros engenheiros informáticos um espectro alargado de conhecimentos teóricos, métodos e competências práticas que lhes permitam prosseguir os seus estudos para ciclos mais avançados, tais como mestrado ou doutoramento, podendo também seguir diretamente para atividades profissionais na área de informática num conjunto vasto de domínios.
O curso tem em atenção as recomendações de organizações internacionais como IEEE/ACM/AIS, bem como aspetos considerados relevantes para o exercício da profissão indicados pela Ordem dos Engenheiros.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Para além da possível continuação dos estudos de mestrado ou doutoramento, a Licenciatura em Engenharia Informática oferece muitas oportunidades de emprego na indústria, nos serviços ou no estado. As atividades desses empregos poderão incluir uma ou mais das seguintes:
— Programação.
— Levantamento de requisitos de sistemas.
— Realização de testes a programas e sistemas.
— Processamento e análise de dados. Operação de sistemas e redes de computadores.
— Gestão de sistemas e redes.

ADMISSÃO

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os alunos que concluam a Licenciatura em Engenharia Informática adquirirão conhecimentos e competências alargados em Informática – incluindo Inteligência Computacional, Sistemas de Informação, Redes de Computadores e Engenharia de Software – assim como fundamentos de Matemática e de Física necessários a formações em Engenharia.
Adquirirão também conhecimentos fundamentais e competências na área de Economia, Gestão e Ciências Sociais, bem como competências transversais, incluindo de trabalho em equipa.

CONDIÇÕES DE ACESSO E INGRESSO

Para candidatos nacionais:
Por favor verifique a informação oficial no website da DGES (é necessário tomar atenção ao ano): Ver Site DGES ↗
Um dos seguintes conjuntos:
Matemática A (19) ou Física e Química (07) e Matemática A (19)

Para candidatos internacionais:
Por favor verifique a informação oficial no website da UC: Ver Site UC ↗

ACESSO A UM NÍVEL DE ESTUDOS SUPERIOR

Mestrados em Engenharia Informática ou áreas equivalentes. Nalguns casos os alunos poderão ter acesso a programas de doutoramento.

REQUISITOS PARA A OBTENÇÃO DA QUALIFICAÇÃO

O ciclo de estudos é composto por três anos organizados em seis semestres, com um total de trinta unidades curriculares obrigatórias e 180 ECTS. Destas, há 126 ECTS em unidades curriculares da área de Informática, 36 ECTS na área de Matemática, 12 ECTS na área de Economia, Gestão e Ciências Sociais e 6 na área de Física.

RECONHECIMENTO DA APRENDIZAGEM PRÉVIA

Não aplicável.

MONTANTE DE PROPINA/PREÇO

Estudante nacional ou equivalente: 697€ (valor anual).
Estudante internacional: 7000 € (valor anual).

LÍNGUAS DE APRENDIZAGEM/AVALIAÇÃO

Português.

ENQUADRAMENTO LEGAL DA QUALIFICAÇÃO

A qualificação tem enquadramento no Diário da República, 2a. Série ­ N.o 194 ­ 8 de outubro de 2013 ; Despacho no. 12841/2013.