A 11 de dezembro, pelas 14h00, o Departamento de Engenharia Informática vai receber Scott Hessels num seminário intitulado “Goodbye Glowing Rectangle: Towards an Integrated Moving Image”.

Na sala A5.4, o convidado irá apresentar uma seleção de trabalhos e discutir como criou imagens em movimento a partir de energia natural, fluxos de dados, tecnologias emergentes de scan e materiais reativos.

Um seminário a não perder!


SINOPSE

Scott Hessels irá apresentar uma seleção de trabalhos que vão além das explorações de Expanded Cinema em meios alternativos e dos sistemas e energias mais profundos que criam imagens em movimento. Os principais componentes mecânicos e químicos do cinema são reconsiderados por meio de esculturas cinéticas, tecnologias de sensores emergentes, materialização de dados e assinaturas urbanas que reconhecem e respondem aos seus ambientes. Scott Hessels ira discutir como criou imagens em movimento a partir de energia natural, fluxos de dados, tecnologias emergentes de scan e materiais reativos. Coletivamente, os projetos propõem um cinema do futuro que responda ao local, que seja mais dimensional, ambientalmente sensível e inseparavelmente integrado ao local e ao espectador.

BIOGRAFIA

A prática do artista Scott Hessels, baseado em Hong Kong, inclui colaborações de arte + ciência que se assemelham à investigação técnica de campo, mas produzem uma variedade de media criativos. Scott Hessels une-se a importantes organizações científicas para utilizar tecnologias de detecção emergente para revelar forças, locais e padrões invisíveis. A sua investigação de vários anos resulta em vários formatos, incluindo escultura cinética, experiências de AR/VR, animação generativa, media espacial, instalações públicas e ambientes imersivos. As suas obras de arte foram exibidas internacionalmente em exposições focadas em tecnologia e em artes plásticas. As suas contribuições incluem patentes para tecnologias desenvolvidas, referências em livros sobre arte dos novos media e presenças em revistas como Wired e Discover. Scott Hessels leciona Arts-Tech na School of Creative Media em Hong Kong e é produtor executivo do Extreme Environments Program, que organiza expedições de arte/ciência para locais remotos e ambientalmente significativos.