Mestrado em Reabilitação de Edifícios

O Curso de Mestrado em Reabilitação de Edifícios tem como público-alvo principal Engenheiros, Arquitetos e outros Técnicos que pretendam atualizar conhecimentos ou especializar-se neste domínio, mas também recém-licenciados ou mestres à procura de novos horizontes profissionais.

O curso tem duas grandes áreas temáticas – “Reabilitação Estrutural” e “Reabilitação Não-Estrutural” – mas é intrinsecamente multidisciplinar, permitindo um estudo abrangente mas aprofundado de toda a cadeia da atividade profissional.

Inclui, por isso, além de uma forte componente nas ciências de engenharia, conteúdos de arquitetura, economia, direito, ambiente e desenvolvimento sustentável, contando, para isso, com um corpo docente altamente especializado das diferentes áreas de saber e fortemente motivado para uma integração permanente da abordagem teórica e científica com a experiência do projeto, da obra e das respostas de um mercado em forte evolução.

O curso desenvolve-se em três semestres, sendo o último inteiramente dedicado à dissertação. Nos dois primeiros semestres há um tronco temático comum e diversas opções que permitem adequar a formação ao perfil e interesse do aluno, seja para a reabilitação estrutural, para a reabilitação não estrutural, para a abordagem transversal da patologia e reabilitação de edifícios recentes ou de edifícios antigos ou, ainda, para a perspectiva arquitetónica e patrimonial, tendo sempre como referência uma visão integrada e abrangente dos princípios da sustentabilidade da construção.

Coordenadores

J. A. Raimundo Mendes da Silva
MT
Maria Isabel Morais Torres

Condições de Acesso e Ingresso

• Podem candidatar-se ao ramo de Reabilitação Estrutural de Edifícios do Curso de Mestrado em Reabilitação de Edifícios os titulares de licenciatura em engenharia civil (Pré-Bolonha), os titulares de cursos do primeiro ciclo em engenharia civil (Pós-Bolonha) e os titulares de cursos mestrado integrado em engenharia civil (Pós-Bolonha).
  • Podem candidatar-se ao ramo de Reabilitação Não Estrutural de Edifícios os titulares de cursos de primeiro ciclo (licenciatura) ou equivalente em Engenharia Civil, Arquitetura ou área afim.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O grau de Mestre em Reabilitação de Edifícios é obtido com a conclusão de 90 ECTS que incluem, obrigatoriamente, as unidades curriculares de “Projeto” e “Dissertação” (I e II) na área de especialização (REST – Reabilitação Estrutural ou RNE – Reabilitação Não Estrutural), com 48 ECTS, e, adicionalmente, 18 ECTS na área de especialização, 12 ECTS na área de Conhecimento Transversal (CT) e 12 ECTS de escolha livre de entre as unidades curriculares de todas as áreas científicas do Curso de Mestrado oferecidas em cada ano.

A escolha das unidades curriculares deve respeitar as combinações disponíveis no Guião de Apoio à Candidatura para a edição 2024-25, de modo a respeitar as exigências para obtenção do grau e evitar sobreposições de horário.

Em caso de dúvida não hesite em contactar para o e-mail: mre@dec.uc.pt

MRE - Guião de apoio à candidatura 2024-25

Candidaturas à UC - Mestrados 2024/2025