Licenciatura em Gestão de Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Apoio PRR à propina:
→ (50%) para todos os colocados pelo Concurso Nacional de Acesso, matriculados e inscritos na UC;
→ (40%) para todos os colocados pelo Concurso Especial para Estudante Internacional, matriculados e inscritos na UC.

Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de NIF português e residência em Portugal, à data da realização do curso.

Perde o direito ao incentivo o formando que não obtenha aprovação por ausência de frequência da formação (n.º 2 do artigo 5.º do Regulamento n.º 1126/2022).

Equipa

AR
Anabela Salgueiro Narciso Ribeiro

FCTUC

FCTUC - Coordenadora da Licenciatura

Objetivos

• Fornecer competências na área de engenharia e gestão das cidades e do espaço construído.
  • Transmitir a perceção da multidisciplinaridade de muitos dos problemas, fomentando a aquisição de múltiplas competências de diagnóstico, análise e gestão setorial, sem esquecer a necessidade de integração sistémica das estratégias e soluções com vista à garantia de competitividade, sustentabilidade e resiliência do meio urbano, com uma especial preocupação com a sua adaptação eficiente aos desafios das alterações climáticas, e o recurso às tecnologias digitais como ferramenta fundamental para as cidades modernas.
  • Integração de aspetos tecnológicos com áreas de planeamento, urbanismo, transportes ou infraestruturas, procurando conferir uma visão mais integrada da cidade e dos seus novos paradigmas.

Saídas Profissionais

No fim do curso os alunos terão competências para integrar ou coordenar equipas com vista a identificar soluções (sustentáveis, resilientes e inteligentes) no planeamento, gestão, exploração e manutenção otimizadas dos diferentes espaços e sistemas/infraestruturas urbanos (mobilidade, transportes, energia, água, resíduos, espaço urbano, ambiente construído, espaços verdes …).

• Administração pública, ao nível central e municipal, responsável por múltiplos aspetos da regulação, planeamento e gestão do território e dos sistemas urbanos.
  • Serviços Públicos (Água, Gás, Energia, Resíduos)
  • Mobilidade e Transportes
  • Consultoria de Gestão de Tráfego
  • Gestão da Mobilidade e dos Transportes