Licenciatura em Engenharia Civil

Objetivos

O objetivo geral principal do ciclo de estudos é dar formação básica, mas fundamentada, nos diversos domínios da Engenharia Civil, proporcionando aos estudantes uma formação sólida em áreas estruturantes, tais como matemática, química, física e computação, para além de dar formação básica em áreas específicas da engenharia civil relacionadas com diversas intervenções no território destinadas a preencher as necessidades da sociedade.

Complementarmente, pretende-se encorajar os estudantes a valorizar algumas competências e atitudes pessoais necessárias ao exercício da profissão, nomeadamente o espírito científico, a criatividade, o sentido crítico e de responsabilidade, a capacidade de aprender autonomamente, a capacidade para interagir e trabalhar em grupo e em equipas interdisciplinares, a capacidade de auto adaptação, a capacidade de comunicação e de liderança, a ética profissional, a autoexigência, o ecumenismo cultural, a valorização do conhecimento, bem como fomentar o empreendedorismo e a criação de empresas inovadoras apoiadas em investigação científica.

Pretende-se que, no fim do ciclo de estudos, os estudantes tenham adquirido conhecimentos teóricos fundamentais, ao nível das ciências básicas (matemática, física, química e computação) e das diversas áreas de atuação da engenharia civil (construções, estruturas, geotecnia, hidráulica e planeamento do território/transportes), que lhes possibilitem fomentar a capacidade de compreensão e análise de problemas de diversa índole, bem como o ingresso num mestrado de 2º ciclo em engenharia civil, ou áreas afins. Paralelamente, pretende-se que os estudantes desenvolvam competências que lhes permitam:

  • Reconhecer, identificar e compreender os principais problemas nos diversos domínios da engenharia civil.
  • Para problemas simples, definir estratégias e técnicas de intervenção que possibilitem a resolução de diversos problemas.
  • Conceber, dimensionar e construir diversos tipos de obras de engenharia civil com reduzido grau de complexidade.
  • Dar os primeiros passos na investigação e pesquisa no domínio da engenharia civil.
  • Trabalhar em equipas multidisciplinares.
  • Desenvolver o espírito de grupo, auto-responsabilidade, auto-disciplina, auto-aprendizagem e auto-confiança de modo a promover a capacidade de abordagem a novas temáticas.

Plano de Estudos

Condições de Acesso e Ingresso

Concurso Nacional de Acesso e ingresso ao ensino superior (DGES)

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Saídas Profissionais

Sendo uma Licenciatura de 1º ciclo com 3 anos de duração, espera-se que os estudantes que frequentem este ciclo de estudos adquiram a formação básica em engenharia civil, que lhes permita ingressar num curso de mestrado de 2º ciclo, o qual irá complementar o conhecimento, adquirindo após a frequência destes dois ciclos de estudo as valências mínimas para uma fácil integração no mercado de trabalho, nacional e internacional, em domínios relacionados com a engenharia civil.

As valências adquiridas nesta Licenciatura podem permitir a integração no mercado de trabalho como técnico superior. Sendo a engenharia uma atividade regulada, o exercício de funções dum licenciado em Engenharia Civil são aquelas permitidas pelas ordens profissionais (OE e OET).