Numa iniciativa do Grupo de Pesquisa "Tecnociência, Sociedade, e Ambiente" do CIAS, será feita a primeira projeção pública em Portugal da série: TRANSAMAZÔNICA - UMA ESTRADA PARA O PASSADO, realizada por Jorge Bodanzky e Fabiano Maciel, e produzido por HBO e pela Ocean Films. O evento terá lugar no Centro Cultural Penedo da Saudade em Coimbra nos próximos dias 21 e 23 de setembro.

As sessões contarão com a presença de Nuno Godolphim, um dos precursores da moderna antropologia visual brasileira, produtor, argumentista, e documentarista brasileiro bastante conhecido e premiado internacionalmente. Destacou-se por realizar projetos com responsabilidade social e ambiental, conciliando a sua formação em ciências sociais com as narrativas cinematográficas e televisivas em parceria com HBO, GLOBO, entre muitos outros. A discussão será moderada por Gonçalo Santos, docente do DCV, pelo antropólogo/poeta Luís Quintais, também docente do DCV, e pelo antropólogo/fotógrafo Raoni Arraes.

Esta é uma oportunidade única para entrar nos bastidores de uma série documental que acaba de ser galardoada com o Grande Prémio do Cinema Brasileiro, Melhor Série Documental 2022.