Projetos

Financiamento Competitivo

Referência: PTDC/CTA-GEO/0125/2021
Título: Projeto SAMEPA - Speleothems as magnetic, environmental and paleo-fire archives
Resumo:
Membros da equipa, do DCT-FCTUC Prof. Eric Font (IR)
Data de início e fim:
Financiamento para a UC: € 244.649
Referência: MIT-EXPL/ACC/0023/2021
Título: Projeto SpeleoMag - Analyzing environmental and climate records in Portuguese speleothems using ultra-high sensitivity magnetic microscopy
Resumo:
Membros da equipa, do DCT-FCTUC Prof. Eric Font (IR)
Data de início e fim:
Financiamento para a UC: € 48.698
Referência: PTDC/CTA-GEO/30381/2017
Título: Perigosidade marinha induzida por deslizamentos submarinos na margem Ibérica / MArine Geo-hazards InduCed by underwater LANDslides in the SW Iberian Margin (MAGICLAND)
Resumo:
Membros da equipa, do DCT-FCTUC Prof. Mário Quinta Ferreira e Prof. Pedro Proença e Cunha
Data de início e fim: 01-01-2019 ~ 31-12-2022
Financiamento para a UC: € 239.165

Projeto CLIMATE@COA


Clima e adaptação humana durante o último Período Glacial na região do Vale do Côa (Portugal).

Projecto financiado pela FCT.

Para mais informações consultar, https://climatecoa.com/.

Projeto GEODES


VISÃO GERAL DO PROJETO


Com o projeto GEODES, coordenado por docentes do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra, promove-se a formação/investigação no domínio das geociências em instituições de Angola e Moçambique onde esta se encontra a dar os primeiros passos e se reconhece grande margem de progressão. As principais instituições a apoiar são o Instituto Politécnico da Universidade Katiavala Bwila (UKB, Benguela, Angola), Instituto Politécnico da Universidade Mandume ya Ndemufayo (UMN, Lubango, Angola), Faculdade de Engenharia da Universidade de Lúrio (ULurio, Pemba, Moçambique) e Faculdade de Geociências e Ambiente da Universidade de Pungué (UPungue, Chimoio, Moçambique). O projeto envolve ainda, com funções tutorias a nível regional, as universidades onde a formação em geociências surge mais consolidada nos dois países (Universidade Agostinho Neto em Angola e Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique), bem como as universidades de Salamanca e Turim. Trata-se de um projeto do Programa Erasmus+ que deve reforçar o desenvolvimento de parcerias da Universidade de Coimbra e do seu Departamento de Ciências da Terra da com instituições de Angola e Moçambique.

Para mais informações consulte o site Project Geodes clicando aqui.

Projeto SUGERE


VISÃO GERAL DO PROJETO


Razão:

Implementar cinco cursos de Mineração / Geologia com foco no Desenvolvimento Econômico Local. Os países alvo são: Cabo Verde, Angola e Moçambique. Os Parceiros da UE são as Universidades de Coimbra, Salamanca e Torino e um Centro de Investigação (CES, PT). Objetivos científicos: (i) Aumentar a compreensão dos fatores geocientíficos que afetam o meio ambiente global, a fim de melhorar as condições de vida humana; (ii) Desenvolver métodos mais eficazes para encontrar e explorar de forma sustentável os recursos naturais de minerais, energia e águas subterrâneas (ii) Aumentar a compreensão dos processos geológicos e conceitos de importância global, incluindo uma ênfase em questões socialmente relevantes, (iii) Melhorar os padrões, métodos e técnicas de realização de pesquisas geológicas. Segue as recomendações da Agenda 2063 da UA e dos ODS da ONU: (1), (4), (5), (6), (7) e (17).

Saídas:

Três cursos de Licenciatura (Geologia, Engenharia Geológica e Engenharia de Minas), um de Mestrado (Geologia) e um de Doutoramento (Geologia) envolvendo a formação de pelo menos 40 professores e 250 alunos em dois anos de cursos em curso. Serão preparados materiais bibliográficos e ministrados diversos cursos online. Os cursos serão alinhados com as recomendações de Bolonha.

Impacto:

Abordar a enorme lacuna em termos de infraestrutura necessária e recursos humanos essenciais em todos os níveis para realizar plenamente os benefícios potenciais que adviriam do uso sustentável de recursos minerais e para garantir benefícios locais combatendo as causas profundas da pobreza, alavancando crescimento e desenvolvimento e busca de financiamento sustentável. Facilitar a comunicação e o intercâmbio entre cientistas, reunindo interesses complementares de modo a melhorar os padrões, métodos e técnicas para a realização de pesquisas em geociências, incluindo a transferência de conhecimento fundamental e aplicado entre os parceiros colaboradores. A parceria traz uma nova atitude em relação à exploração dos recursos naturais na África.

Projeto SURGE


Foi aprovado o projeto SURGE.CPLP ao abrigo dos Programas Estratégicos de Cooperação do Instituto Camões. É constituído por um conjunto de atividades destinadas a apoiar a implementação e harmonização de programas de ensino superior globalmente competitivos no domínio das Geociências. O projeto promove a reorganização e a criação de novos curricula e na formação de docentes e discentes, concorrendo para a melhoria das condições ambientais, para a gestão sustentável dos recursos naturais e para o desenvolvimento local nos países alvo. As instituições envolvidas são o DCT-FCTUC, tendo como Coordenador do projeto (Prof. Nelson Rodrigues), a Universidade Nacional de Timor-Leste, a Universidade do Lúrio (Moçambique) e a Universidade Katyavala Bwila (Angola) enquanto instituições parceiras beneficiárias

Grupo de Geociencias José Bonifácio d’ Andrada e Silva

O Grupo de Escolas de Geociências vem dar continuidade ao Acordo de cooperação entre Instituições de Ensino Superior dos Países Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa no que toca à “(…) cooperação entre instituições de ensino superior mediante atividades de apoio à educação e cultura, à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico”.

Objetiva consolidar a relevância mundial das Geociências como pilar fundamental para a sociedade do conhecimento, para a valorização dos recursos e da geodiversidade, assim como para a criação de soluções tecnologicamente desenvolvidas e sustentáveis.

Esta parceria adota a designação “Grupo de Escolas de Geociências José Bonifácio d’Andrada e Silva”, em homenagem à primeira cátedra específica em “Geologia e Minas”, na Universidade de Coimbra, criada por carta régia, a dezoito de maio de 1801, atribuída ao Professor José Bonifácio d’Andrada e Silva.

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer:

Instituições Parceiras

  
Departamento de Geologia (Faculdade de Ciências) e Departamento de Engenharia de Minas (Faculdade de Engenharia), Universidade Agostinho Neto (Luanda, Angola)  Instituto Superior Politécnico Tundavala (Lubango, Angola)  Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)  Laboratório de Geologia e Geo Engenharia de Petróleo (Progeologia), Núcleo de Petróleo e Gás (NUPEG), Universidade Federal de Sergipe (Sergipe, Brasil) Universidade Federal do Acre (Rio Branco, Acre, Brasil)
      
  
Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde (Cidade da Praia, Cabo Verde)  Departamento de Geologia da Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique)  Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)  Instituto do Petróleo e Geologia (Díli, Timor-Leste)

Âmbito das Atividades 

Investigação, Desenvolvimento e Inovação

Ensino e Formação

Capacitação Institucional

Discussão estratégica:

Desenvolvimento e inovação científica; Articulação empresas e organismos nacionais/internacionais

Cooperação entre grupos científicos:

Artigos científicos; livros; atas; Transferência de conhecimento

Partilha de recursos:

Bibliográficos; cartográficos; recursos laboratoriais e outros

Internacionalização:

Cooperação internacional; Revalidação de competências

Estimular o intercâmbio de experiências:

Científico-pedagógicas; Planos curriculares pré e pós-graduados

Acreditação da qualidade do ensino:

Interinstitucional; multidisciplinar; Ciclos de estudos pré e pós graduados; Revalidação de competências

Internacionalização:

Summer courses; Mobilidade in/out de estudantes e docentes; Cooperação de unidades de I&D; Atração e acolhimento de investigadores

Ensino e Desenvolvimento Pedagógico:

Avanços tecnológicos: novos canais de comunicação

Referencial interinstitucional:

Parcerias; Contributos mútuos

Divulgação:

Congressos científicos; Seminários; Workshops; Eventos culturais

Sustentabilidade:

Candidaturas conjuntas; Recursos extern