XXVIII FEIRA INTERNACIONAL DE MINERAIS, GEMAS E FÓSSEIS

23 novembro, 2022≈ 3 mins de leitura

Nos próximos dias 25 a 27 de novembro de 2022, entre sexta-feira a domingo, a partir das 10:00, irá realizar-se em Coimbra, mais uma edição da prestigiada FEIRA INTERNACIONAL MINERAIS, GEMAS E FÓSSEIS, naquilo que é um dos principais eventos nacionais deste tipo, já com quase três décadas de tradição e ampla adesão por parte do público em geral e das escolas.

O certame é organizado pelo Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra (DCT) com o apoio do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e visa disponibilizar à comunidade universitária e ao público em geral uma oportunidade de excelência, ao poderem visitar uma vasta exposição-venda com espécimes representativos do maravilhoso mundo natural das rochas e seus minerais. Estes incluem numerosos exemplos de gemas e cristais preciosos de jazidas de todo mundo, incluindo as portuguesas, para além de peças de ourivesaria com pedras semipreciosas e amuletos.

Por entre gemas e cristais de rara beleza estética e interesse colecionístico, irá estar também presente uma enorme variedade de fósseis que registam diferentes idades e ambientes da história da Terra, pelos quais passou a evolução dos organismos, desde dinossáurios e outros répteis antediluvianos, peixes petrificados, trilobites, amonites, fetos gigantes e até insetos preservados em âmbar.

A feira irá decorrer em espaços do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (MC), situados no rés-do-chão do Edifício do Colégio de Jesus e com entrada livre no Largo Marquês de Pombal, frente ao “Laboratório Chímico”, na Alta de Coimbra. Conta com mais de duas dezenas de expositores e participação internacional, neles se incluindo o Núcleo de Geociências da UC.

No seu todo, o certame constitui um convite para todos, aficionados ou curiosos pelas Ciências Naturais, poderem visitar espaços da Universidade Coimbra ligados à sua riquíssima história museológica de Mineralogia, Geologia e Arte de Minas, dda qual o DCT e o MC são os herdeiros atuais do conhecimento científico e de muitos espécimes e objetos do passado. Neste sentido, a FEIRA INTERNACIONAL MINERAIS, GEMAS E FÓSSEIS representa a oportunidade para qualquer um de nós, através do colecionismo, ou da simples aquisição de um objeto, se poder juntar a este universo natural, de que a Universidade de Coimbra é o maior garante do seu património e uma mais valia para a cidade dos estudantes.