DCT-UC presente na Semana Aberta 2023. Vem estudar na UC!

04 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

Participação do Departamento de Ciências da Terra na Semana Aberta da Universidade de Coimbra (edição de 2023)

Decorreu, entre 27 e 29 de abril de 2023, no Pavilhão 1 do Estádio Universitário de Coimbra, em Santa Clara, a última edição da Semana Aberta da Universidade de Coimbra. O certame foi um sucesso, não só devido à excelente organização, mas, sobretudo, face ao elevado número de visitantes e de eventos realizados. Destaca-se a participação de numerosos estudantes de vários graus de ensino, com destaque para os do Ensino Secundário, empenhados na escolha de licenciaturas e estabelecimentos de ensino superior onde prosseguirem os seus estudos.

Com o não poderia deixar de ser, a Semana Aberta contou com a participação ativa do Departamento de Ciências da Terra (DCT), através de um stand decorado com bandeiras, minerais de importância económica, rochas, fósseis, equipamentos e cartas geológicas, para além de um slideshow de PowerPoint ilustrativo dos cursos, laboratórios, centros de investigação e demais aspetos relevantes para divulgação do universo das Geociências em Coimbra. Os visitantes tiveram ainda acesso a um conjunto de ofertas alusivas ao DCT, incluindo folhetos, postais com tabelas cronostratigráficas, marcadores de livros sobre Tectónica de Placas, escalas graduadas para fotografias, lápis, sacos de pano, etc.

O Núcleo de Geociências do DCT também esteve presente, acompanhando as dinâmicas do stand, participando na sensibilização dos alunos visitantes e em atividade de geocache.

Destaca-se, ainda, um programa bastante aliciante de atividades paralelas, que ocupou as três manhãs e tardes do evento e se tornou possível graças à dedicação efusiva de alguns dos nossos estudantes avançados. Nele estiveram à disposição de grupos de visitantes, atividades sobre: (1) “O Radão e radioatividade natural de Portugal” [Coord. Prof. Alcides Pereira]; (2) “Espeleotemas: registos de alterações climáticas e do campo magnético terrestre” [Coord. Prof. Eric Font]; (3) “Geotecnologias com Georadar e drones” [Coord. Doutor João Duarte]; (4) "A cooperação entre a Geologia e a Utilização de Técnicas de Engenharia Natural na Estabilização de Vertentes" [Coord. Prof. Pedro Santarém]; e (4) “Fósseis e história da Terra” [Coord. Pedro Callapez].

A participação do DCT neste evento anual foi, deste modo, bastante positiva, cumprindo-se a missão de divulgar para captar alunos, futuros candidatos aos nossos cursos, assim como a sensibilização para a importância das Geociências para a comunidade, dentro da própria FCTUC e da Universidade de Coimbra.