Alunos do programa de mestrado em Geociências do DCT recebem formação num workshop em ‘X-ray tomography applied to tsunami deposits’

21 setembro, 2022≈ 2 mins de leitura

Entre os dias 12 e 15 de Setembro de 2022, os alunos Beatriz Rodrigues e Ricardo Henriques participaram no workshop ‘X-ray tomography applied to tsunami deposits’ organizado pelo Laboratoire Magmas & Volcans, University Clermont-Auvergne, em França.

Neste workshop foram lecionados diferentes conteúdos sobre a aplicação de ferramentas de análise de imagem de alta resolução para inferir estruturas sedimentares e a composição mineralógica e microestrutural de sequência estratigráficas que contenham depósitos de eventos extremos. A utilização inovadora destas técnicas, na interface com outras ciências, tem vindo a revelar um elevado potencial para a interpretação paleoambiental e da dinâmica sedimentar.

Beatriz Rodrigues e Ricardo Henriques encontram-se a desenvolver dissertação de mestrado nesta temática e a participação neste workshop é muito benéfica para o desenrolar dos seus trabalhos.

Os alunos foram apoiados pelo projecto On Off- Coupling onshore and offshore tsunami record: complementary tools for a broader perspective on tsunami event (PTDC/CTA-GEO/28941/2017 & ALG-01-0145-FEDER-028941).

O workshop foi liderado pelo Dr. Raphaël Paris (Medalha Plinius – EGU) e integra-se nas acções do projecto NamiLinks, financiado pela International Union for Quaternary Research (INQUA).