Bruno Ricardo Abrantes Gil

Arquiteto e Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra (DARQ-UC), onde leciona nas áreas de Teoria e História, desde 2011. Entre 2018 e 2021, foi investigador em pós-doutoramento, contratado pelo Centro de Estudos Sociais ( CES), onde é coinvestigador principal (com Jorge Figueira) do projeto de investigação (EU)ROPA – Rise of Portuguese Architecture , financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, tendo como parceiros estratégicos a Fundação Marques da Silva, no Porto, e na Casa da Arquitectura, em Matosinhos.

Com uma abordagem cultural ao ensino e à investigação em arquitetura, ao visar simultaneamente as especificidades dos seus lugares e as redes de transferência de conhecimento, escreveu artigos para publicações como Footprint – Delft Architecture Theory Journal, arq: Architectural Research Quarterly , Writingplace Journal for Architecture e Literatura e Revista Docomomo. Em 2017, concluiu a sua tese de doutoramento intitulada Culturas de Investigação em Arquitectura: Linhas de pensamento nos centros de investigação, 1945-1974 , distinguida com o prémio Nuno Teotónio Pereira, nomeado pelo IHRU e finalista da XII edição do concurso ibérico, Arquia/ esse 2019.

Organizou conferências internacionais como A Europa em Álvaro Siza: Cidade, Democracia e Arquitetura (Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, 2019) e foi curador de exposições como “Seis Tradições”, com a participação especial de Charles Jencks. Apresentou a sua investigação em eventos internacionais em Madrid, Barcelona,​​Delft, Milão e Istambul.

Desde 2019, é coordenador do workshop internacional de arquitetura CASA - Coimbra Architecture Summer Atelier (org. DARQ-UC), cocoordenador (com Armando Rabaça) da editorial e|d|arq, do DARQ-UC, onde coedita a JOELHO – Revista de Cultura Arquitetônica e duas novas coleções, The Heart of the Matter e Designing|Researching|Thinking, dedicadas à prática da arquitetura e suas variantes de investigação, na teoria e no projeto.